A gestação é um período de muitas mudanças tanto físicas quanto hormonais, que impactam no corpo da mulher como um todo, incluindo a saúde bucal. Os cuidados odontológicos durante esse período representam um papel crucial não apenas na saúde da mãe, mas também no desenvolvimento saudável do bebê.
Estudos científicos atuais demonstram que qualquer tratamento odontológico pode e deve ser realizado durante o período gestacional. Porém, realizando apenas os procedimentos que sejam necessários para este momento e, antes de iniciar qualquer procedimento invasivo, é imprescindível a realização de uma boa avaliação do caso e comunicação com o médico obstetra.
Aqui estão alguns pontos que destacam a importância dos cuidados com a saúde bucal nesse período:
- Prevenção de Problemas Bucais: no período gestacional, as flutuações hormonais podem aumentar o risco de cáries. Durante as consultas odontológicas, as gestantes recebem orientações sobre práticas de higiene bucal adequadas (escovação e uso de fio dental) e hábitos alimentares saudáveis, garantindo uma ingestão nutricional adequada para o desenvolvimento do bebê.
- Gestação e Doença Periodontal: as alterações hormonais durante esse período também contribuem para o aumento da velocidade na formação e acúmulo do biofilme (placa bacteriana), que pode desencadear processos inflamatórios crônicos na gengiva, chamados de gengivite gravídica. Essa é a complicação bucal mais comum em gestantes e, se não tratada, pode levar a complicações obstétricas, incluindo parto prematuro e baixo peso do recém-nascido.
- Cuidados Pós-Parto: os cuidados devem ser mantidos após o nascimento do bebê, pois, nesse período, as alterações continuam até que o equilíbrio hormonal se restabeleça. Continuar os cuidados dentários após o parto é fundamental para manter a saúde bucal e evitar problemas mais graves.
O acompanhamento da mulher na gravidez tem como objetivo manter ou resgatar a saúde bucal por meio de medidas preventivas, curativas e de promoção de saúde, proporcionando a melhoria da autoestima da gestante, contribuindo para uma gravidez tranquila e uma melhor qualidade de vida familiar.
Referências Bibliográficas:
MARTINS, V.F.A. importância da Odontologia para as gestantes. Jornal da APCD. P.8-9. Set,2004.
REIS,D. M.;PITTA, D.R.;FERREIRA,H.M.B;MORAES, M.E.L; SOARES; M.G.Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. SCIELO Brasil Ciênc. Saúde coletiva v.15,n.l:p 269-276, 2010.
LIVINGSTON, H.M.;DELLINGER,T.M;HOLDER,R Considerations ins management the pregnant patient. Spee Care Dentist, V.18, n.5 p.183-8,1998.
LOE,H Periodontal changes in pregnancy. J Periodontol v.36,p. 209-17.1965.
CRM: 188683
Médico Especialista em Gestão de Saúde
Diretor Médico da MDS Group