Carnaval época de festa e animação, momento de se descontrair com amigos, dançar e cantar. No entanto, para curtir o carnaval com saúde e sem consequências é preciso ficar atento aos excessos. Vamos focar nas dicas e cair na folia.
- Hidratação
Com todo o agito do carnaval perdemos bastante líquido no suor, seguindo os foliões, dançando e cantando. E além do suor a bebida alcoólica (para quem consome), também contribui na desidratação. Não esqueça, evite exageros ao consumir bebidas alcoólicas, assim você vai curtir o melhor do carnaval.
Portanto abuse do consumo de água, água de coco, sucos naturais. A hidratação vai ajudá-lo a evitar o ressecamento da pele, a eliminar o álcool, combater o mal-estar entre outros benefícios. Não espere sentir sede para se hidratar.
- Sombra e água fresca…
Sabemos que boa parte do carnaval ocorre nas ruas e embaixo do sol. Mas, a exposição ao sol entre as 10 – 16 horas não é benéfico a nossa pele, podendo causar queimaduras de pele, insolação entre outras lesões. Portanto, além de se manter hidratado, procure ficar na sombra, e mesmo na sombra use o protetor solar, assim vai reduzir os danos do sol.
Acompanhar os foliões embaixo de sombreiros é difícil, não é mesmo? Então, o que tal usar óculos de sol com proteção UVB/UVA, chapéu e repor o protetor solar a cada 2 horas? O cabelo e os lábios também exigem cuidados especiais e tem protetores específicos para eles. Vê se não esquece dessa dica!
- Com que roupa eu vou…
Não precisa vasculhar o guarda roupa atrás de roupa de gala e salto alto. Lembre-se carnaval é para curtir, dançar e pular! Vista roupas e calçados confortáveis, evite excesso de acessórios para não se machucar e caia na folia.
- Vai com calma no 220!
Bebidas e comprimidos energéticos são ricos em cafeína, isso pode atrapalhar seu sono e descanso para o próximo dia de festa, e além disso podem ser perigosos se combinados a bebidas alcoólicas.
Para aguentar a folia aqui vão duas dicas que não vão te causar danos ao estomago ou arritmia cardíaca:
- Durma bem antes das festas
- Faça uma alimentação saudável e equilibrada
- A paquera está no ar!
Carnaval é o momento onde muitos se soltam e abrem as portas ao romance. Muitos namoros acontecem em meio a toda essa folia. Mas, não esqueça de se cuidar. Use camisinha nas relações sexuais e lembre-se que o beijo também pode causar inúmeras doenças como herpes labial, mononucleose. Fique atento!
- Segurança
Com toda agitação e movimentação do carnaval não devemos esquecer da segurança.
- Evite andar por locais isolados e com pouca iluminação
- Evite andar com objetos de valor, bolsas grandes e carteiras a vista
- Ande em grupos
- Marque sempre um ponto de encontro, é muito fácil se perder em meio a toda multidão. Caso se perca do seu grupo de amigos, não o procure em meio a multidão, vá ao ponto de encontro e espere
- Se sair com crianças, evite ficar no meio da multidão para não as machucar ou se perderem, e deixe junto a elas documento de identificação e telefones dos responsáveis, fique de olho!
- Se beber, não dirija. Dê preferência ao transporte público ou individual privado, assim você zela pela sua segurança e dos demais.
Com essas dicas curta o melhor do carnaval. Faça o que mais gosta dance, descanse, pule e se divirta.
Fonte:
Anjos da Guarda
Segurança
Portal da Saúde