A Bichectomia é um procedimento que realiza a remoção da bola de Bichat (corpo adiposo localizado na área da bochecha) diminuindo a bochecha com o objetivo de afinar o rosto e realçar o sorriso. A cirurgia tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público, mas é importante avaliarmos os prós e contraindicações, pois o procedimento é irreversível. Vamos entender um pouco mais sobre o procedimento?
O QUE É BICHECTOMIA?
Bichectomia é um procedimento estético e funcional que consiste na retirada de uma bolsa de gordura chamada “Bola de Bichat” e seus resultados são: destaque da linha da mandíbula e maçãs do rosto, diminuindo em até 70% a espessura da face na parte inferior e terço médio. Essa bolsa de gordura não é capaz de responder ao emagrecimento, então caso um paciente perca peso, não terá como resultado a diminuição do tecido da bochecha.
QUAIS SÃO OS PRÓS DA BICHECTOMIA?
O procedimento que pode ser realizado em homens e mulheres pode ter como finalidade indicação estética e funcional. Quando falamos em indicações funcionais pensamos em pacientes que tendem a morder a bochecha devido ao excesso de volume, podendo gerar lesões e aftas que causam grande desconforto. Já a indicação estética está diretamente ligada a baixa autoestima gerada pelo desconforto resultante de bochechas muito volumosas.
QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES DA BICHECTOMIA?
Como todo procedimento estético, a Bichectomia também tem suas contraindicações. A primeira contraindicação é atribuída a pacientes que já possuem a maçã do rosto elevada, nestes formatos de bochecha a bolsa de gordura fica anatomicamente um pouco mais abaixo do término da maçã do rosto e, se feito o procedimento, o término da maçã do rosto ficará ainda mais evidente.
Para pacientes que já passaram ou passam por processos como quimioterapia e radioterapia, sofrem de alguma infecção local ou sistêmica, apresentam cardiopatia ou trismo, dispõem de disformia corporal, gestantes e menores de idade, o procedimento também é contraindicado.
COMO PROCEDIMENTO É REALIZADO?
O procedimento que dura em torno de 40 minutos é realizado por dentro da boca, com anestesia local. O médico cirurgião faz um pequeno corte de cerca de 2 centímetros, onde acessa a bolsa de gordura e a remove, finalizando o procedimento com pontos.
EM QUANTO TEMPO VEJO OS RESULTADOS DO PROCEDIMENTO?
Os primeiros resultados aparecem após duas semanas. É normal nos dias seguintes à realização da cirurgia que as bochechas fiquem inchadas, mas o resultado final pode ser visto depois de três meses.
QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS A BICHECTOMIA?
Cuidados pós-operatórios depois de um procedimento invasivo são necessários. Após a operação completa o paciente costuma sair ainda sob efeito da anestesia, e é preciso ter atenção em alguns pontos durante o período de cicatrização:
- Higiene bucal adequada – A higiene bucal deve ser redobrada para evitar possíveis infecções bacterianas causadas pela placa bucal.
- Cuidados com a alimentação – Durante a fase de cicatrização é importante evitar alimentos quentes, duros e de difícil mastigação. Dê preferência para alimentos líquidos ou pastosos e frios, como sucos e sorvetes, especialmente nos primeiros dias.
- Fique em repouso – Para pessoas que praticam atividades físicas, é preciso evitá-las nos primeiros dias. Após a bichectomia, em casos de treinos mais intensos, o repouso deve ser de cerca de quatro semanas.
- Siga as orientações – Após o procedimento siga todas as orientações descritas pelo seu cirurgião médico em relação aos cuidados e medicamentos necessários.
Depois dessas dicas você já tem todas as informações para decidir se fará ou não bichectomia. E não se esqueça! Estamos falando sobre um procedimento irreversível, então avalie e procure por um cirurgião médico adequado e preparado para realizar todo o processo com segurança.
CRM: 188683
Médico Especialista em Gestão de Saúde
Diretor Médico da MDS Group