Nos últimos anos, o Brasil apresentou uma redução de 36% no número de fumantes. Essa redução deve-se as ações de conscientização para o fumo e o auxílio ao tratamento gratuito feito pelo Governo.
As ações realizadas pelo Governo Federal têm o objetivo de reduzir o índice de tabagismo e conscientizar a população dos malefícios causados pelo seu uso, dentre elas o tratamento gratuito realizado no SUS para fumantes. Nele, são ofertados alguns métodos gratuitamente. São eles adesivos, pastilhas, gomas de mascar (com reposição de nicotina). Outra ação importante foi a legislação antifumo onde proíbe o consumo de cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros, derivados ou não de tabacos, em locais de uso coletivo, público ou privado.
O Dia mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado em 1987 por membros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todo ano eles abordam temas para conscientizar a população mundial da epidemia de tabaco e as consequências que acarretam seu uso.
Sabemos que a decisão de parar de fumar não é uma tarefa fácil, principalmente porque o tabagismo é uma doença que causa dependência, podendo causar e agravar vários outros tipos de doenças, como por exemplo o câncer, doenças cardiovasculares e enfisema.
As doenças não atingem somente quem tem o hábito de fumar. Ela atinge todos que, por algum motivo, convivem com esse fumante, seja na família ou no local de trabalho. Esses são chamados de fumantes passivos. Ao respirarem a fumaça de produtos de tabaco, também correm riscos de desenvolverem doenças como o câncer, infarto, infecções respiratórias, entre outras. Outros efeitos associados incluem a asma, irritação de olhos e nariz, efeitos negativos no desenvolvimento das crianças, especialmente no crescimento fetal.
Um dos estímulos da decisão de parar de fumar, é justamente não querer prejudicar a saúde de quem você ama!
Aqui vão mais algumas dicas para te incentivar a parar de fumar:
- Seja determinado! Desde a decisão até fugir de todas as rotinas que te fazem cair na tentação de fumar
- A partir do momento que decidir parar, marque uma data determinada para isso ocorrer, mas utilize isso como um fortalecimento no processo, e não como um ato de saudade ou martírio
- Encontre substituições saudáveis como por exemplo realizar atividades físicas. Outras dicas de substituições saudáveis é o consumo de água gelada, picolés de frutas, palitos de cenoura crua, frutas geladas picadas, dentre outros
- Observe sempre suas atitudes e principalmente descubra quais delas te levam a fumar
- Encontre apoio entre seus amigos e familiares. O ambiente com incentivos por quem compartilha seus momentos, é de suma importância
- Evite café e álcool pois eles costumam a levar à vontade de fumar
- Procure apoio à profissionais de saúde
Se sentir dificuldade, procure uma equipe multidisciplinar, com médico, nutricionista e psicólogo. Eles poderão te ajudar. Mas não se esqueça do dia ”D”, o dia em que você decidiu parar de fumar, e comemore todos os anos esta data a sua grande conquista.
Cuide da saúde de quem ama, começando por você!
Fontes:
Portal da Saúde
Ministério da Saúde
INCA
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683