Para quem, como nós, acredita que informação e prevenção são as melhores aliadas para cuidar da saúde, nosso Calendário Anual de Saúde 2025 é um prato cheio!
Sempre com base nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é desenvolvido por um time de especialistas conceituados e traz sempre um viés descomplicado e interessante sobre temas que impactam no dia a dia.
Tudo para gerar interesse e, é claro, aumentar os cuidados com a saúde!
O primeiro mês do ano é uma tela em branco, que inspira mudanças e novos hábitos – sobretudo aqueles que contribuem para nosso bem-estar mental e emocional, como psicoterapia, meditação e atividade física, entre outros.
Envio: 20 de dezembro
Chuvas de verão: acúmulo de água parada e contato com águas contaminadas trazem preocupações com doenças como dengue, Zika, Chikungunya e leptospirose.
Envio: 19 de dezembro
Abcesso dental: essa infecção bacteriana provoca acúmulo de pus na raiz do dente ou na gengiva e causa sensibilidade, dores intensas e inchaço.
Envio: 19 de dezembro
Dia do Farmacêutico (20/01): dia de celebrar esses profissionais fundamentais para nossa saúde e para a produção científica.
Envio: 19 de dezembro
O abuso de álcool e outras drogas é considerado uma doença, que afeta 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, causando danos à saúde física e mental. Por isso, é importante investir na prevenção e aprender a identificar os sinais de dependência antes que seja tarde demais.
Envio: 20 de janeiro
Semana Nacional da Prevenção da Gravidez na Adolescência (01-08/02): é dever de toda a sociedade investir em educação sexual e distribuição de métodos contraceptivos para evitar a gestação precoce.
Envio: 17 de janeiro
Orientações ao consumidor: saber avaliar corretamente os rótulos dos alimentos o ajuda a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Envio: 17 de janeiro
Dia Internacional do Câncer na Infância (15/02): um esforço coletivo para conscientizar sobre os sinais e trazer apoio aos pacientes em tratamento e seus familiares.
Envio: 17 de janeiro
Na data em que discutimos os progressos e os desafios da mulher na atualidade, destacamos a importância das medidas de apoio à saúde física e mental, que passa por acesso a exames preventivos, contracepção, equidade no trabalho e prevenção à sobrecarga no âmbito doméstico.
Envio: 20 de fevereiro
Carnaval protegido: medidas simples para curtir a folia passando longe de ISTs, infecções alimentares, desidratação e insolação.
Envio: 19 de fevereiro
Nem tudo é gengivite: conheça melhor as inflamações na gengiva para tratá-las da maneira correta.
Envio: 19 de fevereiro
Dia Nacional da Síndrome de Down (21/03): conhecimento, respeito, inclusão e união são as peças-chave para conviver e acolher pessoas com essa condição genética.
Envio: 19 de fevereiro
Com o avanço nos diagnósticos de transtornos do espectro autista (TEA), é fundamental reforçarmos a importância do acesso a tratamentos e terapias e, sobretudo, da inclusão no convívio social.
Envio: 19 de março
Dia Mundial da Saúde (07/04): a data marca a criação da OMS e chama atenção para os desafios globais nos cuidados com a saúde. Neste ano, o foco está nas doenças degenerativas.
Envio: 20 de março
Introdução alimentar: informações e dicas de profissionais para facilitar e estimular a introdução dos bebês à alimentação.
Envio: 19 de março
Dia Mundial de Combate à Meningite (24/04): com a queda nas taxas de imunização no país, é preciso conscientização para evitar a volta da meningite e de outras doenças imunopreveníveis.
Envio: 19 de março
Segundo a OMS, o Brasil é 3º país que mais registra mortes no trânsito e, ano após ano, é preciso chamar a atenção de motoristas e pedestres para prevenir acidentes e tornar as ruas um ambiente seguro para todos.
Envio: 22 de abril
Dia Mundial de Combate à Asma (06/05): uma das doenças respiratórias mais comuns, a asma pode ser causada por muitos fatores e exige divulgação de medidas de prevenção e tratamento.
Envio: 17 de abril
Tabagismo e saúde bucal: além de causar manchas nos dentes e mau-hálito, fumar é um fator de risco para o câncer bucal e a doença periodontal.
Envio: 17 de abril
Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos (05/05): mesmo trazendo muitos riscos à saúde, a automedicação é uma prática muito comum no Brasil, e é preciso evitá-la.
Envio: 17 de abril
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e reduzir o número de mortes – além de evitar complicações. Por isso, a data relembra a importância da imunização individual como forma de garantir a saúde coletiva.
Envio: 19 de maio
Dia do Orgulho LGBT+ (28/06): data para refletir sobre os desafios que essa população enfrenta e que afetam diretamente sua saúde física e mental.
Envio: 19 de maio
Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil (03/06): investir em dar bons exemplos de alimentação e estilo de vida é o melhor caminho para evitar a obesidade nas crianças.
Envio: 19 de maio
Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06): a data faz refletir sobre ações coletivas e individuais que contribuem com a saúde do planeta, nosso bem-estar e qualidade de vida.
Envio: 20 de maio
Seja no trajeto ou na execução das atividades, é preciso estimular práticas que reduzam os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e que ajudem a desenvolver um ambiente seguro para colaboradores e empresas.
Envio: 18 de junho
Dia Mundial da Alergia (08/07): as alergias respiratórias são mais comuns no inverno e exigem cuidados com o corpo e com a casa para não se agravarem.
Envio: 18 de junho
Saúde bucal do idoso: a passagem do tempo traz maior propensão a problemas bucais, e os cuidados com higiene e prevenção devem ser prioridade para os idosos.
Envio: 18 de junho
Dia Mundial da Saúde Ocular (10/07): manter consultas médicas mesmo sem apresentar sintomas é a melhor forma de prevenir a cegueira e doenças como catarata e glaucoma.
Envio: 23 de junho
O mês do aleitamento materno, que também contempla o Dia da Gestante (15/08), enaltece a importância do aleitamento exclusivo pelos primeiros seis meses de vida tanto para a saúde do bebê quanto para os vínculos afetivos com a mãe.
Envio: 21 de julho
Dia Nacional de Combate ao Colesterol (08/08): o colesterol alto é uma das principais causas de problemas cardiovasculares, mas pode ser controlado com alimentação saudável e atividade física.
Envio: 18 de julho
Nutrição e aleitamento: o leite materno é o melhor alimento para os bebês, mas as mães também devem buscar uma alimentação equilibrada nesse período.
Envio: 18 de julho
Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08): a dependência da nicotina (seja via cigarro, narguilé, vape etc.) é um problema de saúde mundial e deve ser combatida.
Envio: 18 de julho
No mês que foca na prevenção ao suicídio, é fundamental tratar da saúde mental como um problema de saúde, incluindo temas como estresse, burnout, depressão e bullying, entre outros. Para reforçar, traremos um quiz sobre o tema.
Envio: 20 de agosto
Dia Mundial do Coração (29/9): esse órgão tão importante merece pelo menos um dia do ano para conscientização de prevenção e tratamento de doenças cardíacas.
Envio: 19 de agosto
Doença periodontal: essa inflamação dos tecidos que suportam os dentes pode causar até a perda deles, mas é possível preveni-la com profilaxia frequente.
Envio: 19 de agosto
Dia Nacional do Idoso (27/09): com a população mundial cada vez mais velha, é necessário discutir questões de saúde e qualidade de vida dos idosos.
Envio: 19 de agosto
Os públicos são diferentes, mas a importância é a mesma: reunimos as campanhas de conscientização do câncer de mama e câncer de próstata para reforçar que homens e mulheres devem manter bons hábitos e os exames sempre em dia. E mais: quiz atualizado para os dois temas.
Envio: 22 de setembro
Dia das Crianças: quando o assunto é prevenção de acidentes em casa ou com animais peçonhentos, não dá para brincar.
Envio: 19 de setembro
Dia Mundial da Alimentação (16/10): cuidar da própria saúde por meio de uma alimentação variada e equilibrada é o melhor caminho.
Envio: 19 de setembro
Dia Mundial da Osteoporose (20/10): embora silenciosa, a doença é causadora de perda de massa óssea, que enfraquece os ossos e pode causar fraturas.
Envio: 19 de setembro
Os públicos são diferentes, mas a importância é a mesma: reunimos as campanhas de conscientização do câncer de mama e câncer de próstata para reforçar que homens e mulheres devem manter bons hábitos e os exames sempre em dia. E mais: quiz atualizado para os dois temas.
Envio: 21 de outubro
Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez (10/11): cuidar da saúde auditiva, como evitar acúmulo de cera, tratar infecções e evitar ruídos de alta intensidade, pode evitar a surdez.
Envio: 17 de outubro
Câncer bucal: é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil, sobretudo em homens, e tem como principais fatores de risco o tabaco, o álcool e infecção pelo HPV.
Envio: 17 de outubro
Dia do Doador de Sangue (25/11): sempre é tempo de estimular esse ato heroico, já que uma doação pode salvar até 4 vidas.
Envio: 17 de outubro
Dia da Consciência Negra (20/11): momento para refletir coletivamente sobre a saúde física e mental da população negra.
Envio: 17 de outubro
O câncer de pele é o mais comum no Brasil e também o que mais apresenta chances de cura. No entanto, é preciso focar na prevenção diária, por meio do uso de filtro solar no rosto e no corpo, bonés, óculos escuros e outros acessórios.
Envio: 19 de novembro
Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09): além de ajudar na inclusão e a superar os desafios de manter a autonomia no dia a dia, é dever de todos combater o preconceito, inclusive contra as crianças com deficiência.
Envio: 19 de novembro
Intolerâncias alimentares: acesso a informação e cuidados no dia a dia são os melhores aliados para pessoas que sofrem com elas.
Envio: 18 de novembro
Dezembro Vermelho: mesmo com medicamentos que permitem levar uma vida normal, o mês de combate ao HIV/Aids ainda se faz necessário.
Envio: 18 de novembro