Combate às drogas: saúde, acolhimento e prevenção

16 de janeiro de 2024

combate as drogas e ao alcoolismo

Dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, e esta campanha tem como objetivo evidenciar a problemática e conscientizar a população sobre os riscos e malefícios do uso indevido dessas substâncias, ressaltando a importância da prevenção e tratamento. 

O desenvolvimento da dependência do álcool e outras drogas está diretamente relacionado à vulnerabilidade, que leva em consideração fatores genéticos, sociais, emocionais, financeiros, entre outros. 

Apesar de ser bem aceito socialmente, o álcool é uma substância que, quando usada de maneira descontrolada e constante, compromete seriamente o bom funcionamento do organismo, com consequências às vezes irreversíveis. A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, e o fígado, em especial, é sobrecarregado para metabolizá-lo. 

As drogas modificam o cérebro de tal forma que desafiam o autocontrole da pessoa viciada, o que torna o abandono dessas substâncias muito difícil e interfere em sua capacidade de resistir aos impulsos. 

Prevenção

Evite a primeira experiência em relação ao uso de drogas, se possível, sempre reforçando os benefícios à saúde da não prática dos vícios e os malefícios causados devido ao uso. No caso do álcool, por exemplo, é importante se educar para que o uso não se torne nocivo e ocorra a dependência. 

Tratamento 

O primeiro passo é reconhecer o abuso das substâncias químicas e aceitar a necessidade de parar o consumo. A dependência química é uma doença crônica que precisa de tratamento constante; não tem cura, mas tem controle. O tratamento é individualizado; busque ajuda de profissionais como médicos e psicólogos para dar suporte neste momento. 

Prevenir ainda é o melhor remédio, e se você precisar, busque ajuda! 

Cuide-se!  

  • 11/06/2025 14:42Versão atual
  • 11/06/2025 14:42Revisão

Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil

Nossa equipe editorial reúne médicos e profissionais de saúde de diversas áreas.

Responsável Técnico

Dr. Claudio Albuquerque

Diretor de Gestão de Saúde da MDS Brasil (CRM 188683)

Veja também

Cotação do plano de saúde

Preencha o formulário abaixo para que o nosso time comercial entre em contato o mais breve possível.