Já é ano novo! Que seja um ano de leveza, bons momentos e claro, muita saúde! Todo início de ano um novo capítulo nos é ofertado em branco, vamos reescrever a nossa história?
Nós da MDS estamos com as energias renovadas preparando conteúdos e novidades para você se manter sempre saudável. Vamos começar com um assunto super relevante neste primeiro mês do ano, o Janeiro Branco, você já ouviu falar dele?
Idealizado por psicólogos de Uberlândia – MG, em 2014, o Janeiro Branco tem como principal objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Com uma humanidade saudável, imaginamos uma cultura da saúde mental organizada e sem preconceito no mundo!
No início do ano, é comum repensarmos toda nossa vida, não é mesmo? É por isso que essa campanha acontece neste primeiro mês. Estamos acostumados a ponderar nossas vidas, relações sociais, nossas emoções e sentidos existenciais quando um novo ciclo se inicia.
É momento de focar no cuidado da sua saúde mental. E não estamos apenas nos referindo aos transtornos mentais quando falamos de saúde emocional, mas também de como lidamos com as tensões do dia a dia, com os nossos sentimentos e com as outras pessoas.
Você sabia?
Se a sua saúde mental está prejudicada é possível que outras doenças de cunho emocional se desenvolvam, como ansiedade e depressão, e também doenças físicas como obesidade e hipertensão.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%. Tornando assim, o Brasil o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.
Segundo a OMS, o aumento do diagnóstico de doenças emocionais é uma “boa notícia” pois nos mostra que há um número maior de pessoas que estão tratando da saúde mental e consequentemente diminuindo o preconceito e tabus que ainda existem sobre o tema.
Conheça quais são as doenças emocionais mais comuns:
- Transtorno de ansiedade: sentir ansiedade em uma entrevista de emprego, viagem ou momento difícil é normal, mas torna-se doença quando há preocupação excessiva, persistente e de difícil controle, que permanece por pelo menos 6 meses.
- Depressão: é um estado de tristeza profunda, desânimo e falta de motivação. Quem apresenta depressão não percebe a doença com facilidade e, muitas vezes, precisa da ajuda de pessoas próximas e de um profissional.
- Síndrome do pânico: pode se manifestar com crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo sem motivo visível para isso.
- Estresse: o nível de estresse pode variar de pessoa para pessoa. Ou seja, o que é estressante para uma pessoa, pode não ser para outra, e vice-versa. Quando o estresse se torna crônico, o que é prejudicial à saúde física e mental, sendo necessária a busca de um profissional.
Fique atento aos sinais físicos que podem indicar doenças emocionais:
- Aumento dos batimentos cardíacos
- Respiração ofegante e falta de ar
- Cansaço constante
- Insônia
- Tremores
- Suor frio ou excessivo
- Boca seca e enjoos
- Dor no estômago e nó na garganta
- Dor no peito, nas costas e na cabeça
- Manchas vermelhas e roxas na pele
Não tenha medo do preconceito! Se priorize!
Cuide de você primeiro, não é egoísmo ter um olhar atento e querer aquilo o que te faz bem, evite situações desagradáveis que não forem essenciais. Foque em coisas que importam para você!
A saúde mental hoje em dia tem opções além do psicólogo e psiquiatra, existem atividades como Mindfulness, que traz uma regulação para o corpo por meio da respiração. E não podemos esquecer de praticar atividades físicas regularmente, nos desconectar das redes 30 minutos antes de dormir para ter um sono regular e recarregar as nossas energias, além de uma alimentação mais saudável.
E lembre-se, não tenha vergonha! A ajuda profissional é importante em muitas situações, não veja a terapia como um ato de fraqueza ou loucura, pelo contrário, é uma demonstração de coragem, lucidez e determinação para mudar o que te impede de ter uma saúde emocional equilibrada.
Tenha a sua felicidade como prioridade, o cuidado com a sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física, então procure apoio, você não está sozinho!
CRM: 188683
Médico Especialista em Gestão de Saúde
Diretor Médico da MDS Group