Você Conhece a Doença Periodontal?

voce-conhece-a-doenca-periodontal

Pelo sim e pelo não, saiba que, muito provavelmente, ela conhece você. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo são afetadas pelas doenças bucais, grupo ao qual a doença periodontal pertence. Ou seja, há grande chance de que você esteja nele…

O que é a doença periodontal?

Ela é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes (gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar) e é ocasionada pelo acúmulo duradouro de placa bacteriana abaixo da gengiva. Em casos mais leves, a doença periodontal é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Nos mais graves, ela pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes.

Os fatores de risco

A placa bacteriana, ocasionada principalmente pela higiene bucal precária, é a maior causadora da doença periodontal. Porém, outros fatores podem causá-la e agravar sua progressão:

🚬 Tabagismo: o tabaco prejudica a resposta imunológica, dificulta a cicatrização e aumenta o risco de infecção.

🧁 Diabetes: o diabetes descontrolado pode levar a alterações no sistema imunológico e dificultar a resposta do corpo a infecções, incluindo as periodontais.

🧬 Alterações hormonais: oscilações hormonais, como as que ocorrem na gravidez, na puberdade e na menopausa, podem tornar a gengiva mais suscetível a inflamações.

🧨 Estresse: altos níveis de estresse prejudicam o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a infecções.

🩺 Outras condições médicas: doenças autoimunes, doenças cardíacas e certas condições que afetam o sistema imunológico também podem ser considerados fatores de risco.

👵 Idade: o risco de doença periodontal aumenta com a idade.

🍸 Consumo de álcool: consumir álcool excessivamente também pode ser considerado um fator de risco.

Seus sintomas

  • Gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis
  • Sangramento gengival (especialmente durante a escovação)
  • Mau hálito
  • Gosto desagradável
  • Dor ao mastigar
  • Retração gengival (gengiva que se afasta dos dentes)
  • Perda de dentes
  • Mudança na forma como os dentes se encaixam

Doença periodontal e problemas cardiovasculares

Estudos recentes apontam a relação entre a doença e os problemas cardíacos e pulmonares. É comum que pacientes que apresentam a doença periodontal tenham uma grande quantidade de bactérias na gengiva, que podem atingir artérias e órgãos distantes. O risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) chega a ser até duas vezes maior nesses pacientes.

Prevenindo a doença periodontal

Apesar de tantos fatores de risco, a boa notícia é que, na maior parte das vezes, basta uma higiene bucal correta (escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista) para prevenir a doença periodontal.

A língua também deve ser higienizada, fazendo movimentos de dentro para fora com as cerdas da escova Além da escovação, é importante reduzir o consumo de alimentos açucarados e ultraprocessados.

Fontes

  1. https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/21482-gum-periodontal-disease
  2. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/doenca-periodontal-e-uma-das-principais-causas-de-perda-total-de-dentes-conheca-outros-tipos-de-infeccoes
  3. https://jornal.usp.br/atualidades/doenca-periodontal-pode-causar-problemas-cardiovasculares/#:~:text=Existem%20fatores%20gen%C3%A9ticos%20associados%20%C3%A0,e%20consequentemente%20desencadear%20a%20inflama%C3%A7%C3%A3o

Related posts

Setembro Amarelo 2025

27 de setembro: dia nacional do idoso

29 de setembro: dia mundial do coração

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais