Pelo sim e pelo não, saiba que, muito provavelmente, ela conhece você. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo são afetadas pelas doenças bucais, grupo ao qual a doença periodontal pertence. Ou seja, há grande chance de que você esteja nele…
O que é a doença periodontal?
Ela é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes (gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar) e é ocasionada pelo acúmulo duradouro de placa bacteriana abaixo da gengiva. Em casos mais leves, a doença periodontal é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Nos mais graves, ela pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes.
Os fatores de risco
A placa bacteriana, ocasionada principalmente pela higiene bucal precária, é a maior causadora da doença periodontal. Porém, outros fatores podem causá-la e agravar sua progressão:
🚬 Tabagismo: o tabaco prejudica a resposta imunológica, dificulta a cicatrização e aumenta o risco de infecção.
🧁 Diabetes: o diabetes descontrolado pode levar a alterações no sistema imunológico e dificultar a resposta do corpo a infecções, incluindo as periodontais.
🧬 Alterações hormonais: oscilações hormonais, como as que ocorrem na gravidez, na puberdade e na menopausa, podem tornar a gengiva mais suscetível a inflamações.
🧨 Estresse: altos níveis de estresse prejudicam o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a infecções.
🩺 Outras condições médicas: doenças autoimunes, doenças cardíacas e certas condições que afetam o sistema imunológico também podem ser considerados fatores de risco.
👵 Idade: o risco de doença periodontal aumenta com a idade.
🍸 Consumo de álcool: consumir álcool excessivamente também pode ser considerado um fator de risco.
Seus sintomas
- Gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis
- Sangramento gengival (especialmente durante a escovação)
- Mau hálito
- Gosto desagradável
- Dor ao mastigar
- Retração gengival (gengiva que se afasta dos dentes)
- Perda de dentes
- Mudança na forma como os dentes se encaixam
Doença periodontal e problemas cardiovasculares
Estudos recentes apontam a relação entre a doença e os problemas cardíacos e pulmonares. É comum que pacientes que apresentam a doença periodontal tenham uma grande quantidade de bactérias na gengiva, que podem atingir artérias e órgãos distantes. O risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) chega a ser até duas vezes maior nesses pacientes.
Prevenindo a doença periodontal
Apesar de tantos fatores de risco, a boa notícia é que, na maior parte das vezes, basta uma higiene bucal correta (escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar fio dental e fazer visitas frequentes ao dentista) para prevenir a doença periodontal.
A língua também deve ser higienizada, fazendo movimentos de dentro para fora com as cerdas da escova Além da escovação, é importante reduzir o consumo de alimentos açucarados e ultraprocessados.
Fontes
- https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/21482-gum-periodontal-disease
- https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/doenca-periodontal-e-uma-das-principais-causas-de-perda-total-de-dentes-conheca-outros-tipos-de-infeccoes
- https://jornal.usp.br/atualidades/doenca-periodontal-pode-causar-problemas-cardiovasculares/#:~:text=Existem%20fatores%20gen%C3%A9ticos%20associados%20%C3%A0,e%20consequentemente%20desencadear%20a%20inflama%C3%A7%C3%A3o
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683