Mesmo que o ser humano desenvolva imunidade ao longo da vida, a tendência natural para determinadas doenças permanece. Por isso, estar com a caderneta de vacinação em dia é a forma mais eficaz na prevenção de diversas enfermidades.
No Brasil, a primeira vacinação – que foi contra a varíola -, aconteceu há mais de dois séculos e, desde então, estamos acumulando vitórias no controle e erradicação de muitas doenças imunopreveníveis de grande impacto pessoal, social e econômico, como poliomielite (causadora da paralisia infantil), sarampo, difteria e tétano neonatal.
Como a vacina funciona?
A vacinação protege o ser humano de doenças nocivas antes mesmo delas o atingirem. É uma das maiores formas de prevenção, pois ela atua junto às defesas naturais do corpo.
Quando você recebe uma vacina, seu sistema imunológico vai reconhecer o organismo invasor, produzir anticorpos contra ele, e vai lembrar da doença e como combatê-la.
O que torna as vacinas tão eficazes é esse fator memória. Após tomá-las, nosso sistema imunológico fica programado para lembrar daquele vírus e/ou bactéria, e saberá reagir contra eles antes de ficarmos doentes.
Vacine-se
Vacinar não é somente coisa de criança. Muita gente não sabe, mas precisamos de vacinas até depois da vida adulta.
Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. A Organização Mundial da Saúde estima que as vacinas salvam entre 2 e 3 milhões de vidas todos os anos.
Não caia nas fake news!
É de extrema importância não se basear em fontes que não são confiáveis na hora de pesquisar sobre um imunizante. Algumas vacinas provocam reações como febre e dor no local, mas nada agravante para sua saúde. Em comparação com os benefícios que você irá ter, esses efeitos não passam de um desconforto temporário.
Mantenha em dia a sua caderneta de vacinação e cuide da sua família!
Quem ama, cuida!
#MDS #DeBemComAVida #VacinaParaTodxs
Fontes:
https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/linha-do-tempo-vacinacao-no-brasil
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1738-conheca-a-historia-das-vacinas
http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/ltempo.html
https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/adultos-devem-atualizar-caderneta-de-vacinacao
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683