A campanha de vacinação contra Covid-19 no Brasil teve o seu início oficialmente pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2021. E como de costume, a campanha de vacinação contra a gripe teve seu início em abril. Portanto, esse ano teremos duas campanhas de vacinação ocorrendo simultaneamente no país.
Campanha de Vacinação contra Covid-19
Após inúmeros estudos, foi constatado que a melhor arma que a humanidade tem contra a Covid-19 são as vacinas, que já começaram a ser produzidas e distribuídas por laboratórios do mundo todo. Atualmente, a campanha no Brasil está acontecendo de forma gradual, por faixa etária, respeitando o que é recomendado pelo Plano Nacional de Imunização.
Campanha de Vacinação contra Gripe
A influenza (gripe) é uma infecção aguda do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza e que tem uma taxa de contaminação altíssima. Apesar de muitas pessoas pensarem que a gripe é uma doença simples, ela é causa de morte de várias pessoas todos os anos, principalmente, em indivíduos que apresentam condições que favorecem as complicações da doença, como portadores de doenças crônicas, crianças menores de 6 anos de idade e gestantes.
É de extrema importância a vacinação contra a gripe em 2021, pois a vacina prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, como, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir muitos dos sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19 (que no momento é prioridade no mundo todo, por se tratar de uma pandemia).
IMPORTANTE: O Ministério da Saúde não indica a aplicação da vacina da gripe ao mesmo tempo que a da Covid-19. A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
No caso específico da vacina contra covid-19 Covishield® (AstraZeneca), é necessário um período de 90 dias entre a primeira e a segunda dose, então é possível tomar a vacina contra a gripe neste intervalo, respeitando os 14 dias recomendados entre uma vacina e outra.
VACINE-SE
Referências:
https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vivamaissus/influenza_interna.html
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683