Segundo dados do Ministério da Previdência, em média, há o registro de 700 mil casos de acidentes de trabalho por ano. Sem contar os casos não notificados oficialmente.
A prevenção desses acidentes, não é apenas obrigação da empresa, ela deve partir também da cooperação do funcionário.
DEFINIÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO
Define-se legalmente acidente de trabalho como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, e que provoca lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para trabalhar.
O trabalhador precisa estar sempre atento aos protocolos de segurança do trabalho visando evitar acidentes. Já os gestores devem conhecer bem as causas mais comuns desses acidentes, traçando novas medidas eficazes de prevenção.
Existem alguns fatores que podem favorecer a ocorrência de acidente do trabalho. São eles: cansaço, esforço exagerado, descuido, desconcentração, despreparo e técnica inapropriada.
Acidentes de trabalho não acontecem por acaso e não se pode considerá-los uma questão de sorte ou azar. Eles são consequências das condições de trabalho, das condições da pessoa e do ambiente. Existem medidas que quando adotadas reduzem muito as chances desses acontecimentos.
FATORES QUE AJUDAM A EVITAR OS ACIDENTES DE TRABALHO
- Usar corretamente ferramentas, máquinas, computadores e telefones
- Usar todos os equipamentos de proteção indicados para a atividade e que são disponibilizados de acordo com o risco de trabalho (protetor de ouvido, suporte de computador, mouse, etc.)
- Conhecer e obedecer aos protocolos e normas de segurança pertinentes ao trabalho
- Estação de trabalho adequada ergonomicamente
- Evitar tudo o que desfoca a atenção ao trabalho
- Estar bem treinado e familiarizado com os equipamentos e materiais de trabalho
Prevenção é para todos os dias do ano, somos todos responsáveis!
Fonte:
Portal De Bem Com a Vida
Instrumento de Prevenção de Acidentes de Trabalho