O clima tropical abrange grande parte do território brasileiro, proporcionando a frequência de temperaturas elevadas, principalmente nas estações mais quentes do ano.
Recentemente temos convivido com ondas de calor extremo, com temperaturas recordes em grande parte dos estados.
Estudos evidenciam a forte tendência de elevação da temperatura média global e eventos climáticos catastróficos, trazendo um ponto de atenção especial.
Elaboramos algumas dicas de como se proteger dos efeitos indesejados dessa onda de calor escaldante.
Os principais cuidados no verão são:
HIDRATAÇÃO:
Com o aumento da temperatura, nosso corpo tende a transpirar em maior volume para produzir mais suor e resfriar o corpo. Também por esse motivo a ingestão de líquidos, principalmente água, deve ser aumentada.
Recomenda-se a ingestão mínima de aproximadamente 2,5 a 3,0 litros por dia – ou 30 a 35 ml / kg / dia.
Obs1: A ingestão de bebidas alcóolicas não pode ser considerada nesse cálculo.
Obs2: Durante a prática de atividade física a ingestão líquida precisa ocorrer em maior quantidade.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO:
Alimentos saudáveis são sempre bem-vindos e no verão o cuidado aumenta. É indicado refeições mais leves, frescas, balanceadas com saladas coloridas, proteínas leves e muitos vegetais e frutas da época, que sempre auxiliam na manutenção da hidratação.
USO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS:
Aqui, da mesma forma, as roupas devem ser leves (em especial as de algodão), cobrindo grande parte das áreas expostas. Utilização de chapéus e bonés, sombrinhas e óculos escuros se tornam muito importantes, evitando as vermelhidões e queimaduras.
FILTRO SOLAR:
Os raios ultravioletas afetam a pele em vários aspectos. Conhecemos alguns benéficos, como é o caso da síntese de vitamina D, mas também temos efeitos prejudiciais graves relacionados ao excesso de exposição solar como, o Câncer de Pele.
O uso de protetor solar deve ser feito diariamente por todas as pessoas, independentemente de sexo, idade ou cor da pele. A aplicação do protetor solar deve ser repetida algumas vezes durante o dia.
ATIVIDADE FÍSICA:
A atividade física regular e orientada por um profissional de educação física é sempre uma ótima iniciativa.
Em função das elevadas temperaturas do verão devemos preferencialmente realizar atividade física em locais arejados e ventilados, evitando os horários do dia de maior calor.
Perdemos muito líquido e sais minerais durante o exercício de maior intensidade, havendo a obrigatoriedade de reposição de água e eletrólitos. Boas opções de hidratação para reposição de eletrólitos: água de coco, bebidas isotônicas, dentre outras.
CRIANÇAS E IDOSOS:
Todos nós estamos sujeitos as consequências da exposição ao sol e calor. No caso das crianças e idosos, devemos salientar que o cuidado deve ser redobrado.
Fatores importantes que justificam o cuidado são: a falta de percepção da sede e o “esquecimento” de ingerir água. Crianças e idosos se desidratam com maior facilidade e podem apresentar consequências mais graves relacionadas as altas temperaturas.
Fique atento as doenças frequentes
- Desidratação – perda excessiva de água / falta de ingesta adequada
- Insolação – exposição exagerada ao sol e calor
- Intoxicação Alimentar – ingestão de alimentos com conservação prejudicada pelo calor
- Micoses de pele – pelo excesso de transpiração e infecções oportunistas
Fontes
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683