O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células). No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em razão dessa doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Por esse motivo, o exame de toque retal é tão importante no controle da saúde da próstata.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- Dor óssea
- Dores ao urinar
- Vontade de urinar com frequência
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Entre os fatores de risco, estão:
- Histórico familiar de câncer de próstata
- Obesidade
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e também sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de diferentes fatores, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.
Bons hábitos ajudam na prevenção
Segundo especialistas, outras condições de vida e a adoção de hábitos saudáveis também auxiliam na prevenção da doença.
- Não fumar
- Controlar o peso
- Praticar atividades físicas regularmente
- Alimentar-se de forma adequada
- Evitar bebidas alcoólicas
Importante!
Mulheres também podem somar nessa causa! Elas podem contribuir despertando a atenção de seu parceiro, familiares e amigos sobre a importância da campanha. Juntos somos mais fortes. A favor da saúde e contra o preconceito!
Infelizmente, o preconceito continua sendo o principal obstáculo para a prevenção do câncer de próstata. No Brasil, um em cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar a doença. Faça a diferença!
#NovembroAzulMDS
Fontes:
Ministério da Saúde
Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Agência Brasil
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
CRM: 188683
Médico Especialista em Gestão de Saúde
Diretor Médico da MDS Group