O Ceratocone é uma doença da córnea (uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular) que afeta sua estrutura. A córnea passa a ter um formato de cone, por isso o nome Ceratocone, levando a formação de imagens distorcidas.
O Ceratocone não tem uma causa bem definida. É provável que seja o resultado final de diversas condições clínicas. Já se sabe a associação com doenças hereditárias, alérgicas, sistêmicas e também pelo uso prolongado de lentes de contato. Uma das principais causas está no hábito de coçar os olhos.
O diagnóstico baseia-se no quadro clínico e no exame minucioso da córnea, principalmente a topografia corneana que mostra imagens do formato exato da córnea.
A evolução do Ceratocone geralmente é progressiva com aumento do astigmatismo, porém em determinados casos pode ocorrer uma estabilização.
O tratamento depende da gravidade da doença. Nos casos mais leves o uso de óculos pode ser o suficiente e nos casos moderados, lentes de contato são mais indicadas. Para os casos que não evoluem bem, pode ser necessário algum procedimento cirúrgico com a intenção de evitar o avanço do Ceratocone. Um dos procedimentos realizados é a ceratoplastia, onde o formato da córnea é modificado. Nos casos mais avançados, indica-se o transplante de córnea.
Apesar das diversas modalidades de tratamento, prevenir ainda é o melhor remédio!
Por isso, evite coçar os olhos e visite seu oftalmologista regularmente!
Fontes:
CREMERJ
Portal De Bem Com a Vida
Drauzio Varella
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683