Criado pela Assembleia Mundial da Saúde no ano de 2005, o dia 14 de junho foi designado para, além de incentivar a doação de sangue, prestar agradecimento a todos os doadores.
O sangue, com todo seu conteúdo constitucional – hemácias, plasma, leucócitos e plaquetas, tem grande importância no funcionamento do corpo humano. Em condições normais, um adulto possui de 5 a 6 litros de sangue no organismo. O sangue é produzido na medula óssea dos ossos longos e esponjosos.
Inúmeras condições exigem transfusões de sangue e, dentre as mais frequentes, temos:
- hemorragias (por doenças ou traumas nos acidentes),
- doenças sanguíneas,
- patologias que comprometem a função do sangue,
- medicamentos que impedem a produção normal de sangue,
- queimaduras de 3º grau e
- transplante de medula.
Função dos componentes sanguíneos
O sangue faz parte do sistema circulatório, formado pelo coração e vasos sanguíneos, e é responsável por levar oxigênio e alimento para todos os órgãos do corpo e coletar os resíduos destes.
De forma simplificada, as hemácias transportam todos os gases, enquanto os leucócitos atuam na imunidade e defesa do organismo e as plaquetas, na coagulação sanguínea.
A doação de sangue é essencial para a vida!
Na doação normalmente são extraídos 450ml de sangue e cada doador pode repetir o processo 4 vezes ao ano, seguindo regras internacionais.
Condições básicas para a doação de sangue:
- Idade: ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização)
- Peso: ter no mínimo 50 kg
- Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24h
- Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas e, em casos de ter tido refeições fartas no almoço ou jantar, esperar 3 horas para doar
- Documentos: apresentar documento de identidade original com foto atual, emitido por órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social)
- Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
- Fumo: não ter fumado tabaco por no mínimo 2 horas antes da doação
- Exercícios: a prática de exercício físico intenso não é recomendada por 72h após a doação
Contraindicações à doação
Algumas condições temporárias impedem a doação, por isso recomendamos que sempre consulte seu médico antes de doar. Aqui listamos condições impeditivas para a doação de sangue:
- Pessoas com doenças infecciosas, crônicas e/ou transmissíveis pelo sangue (hepatite B, hepatite C, Aids, HTLV, Doença de Chagas, hanseníase, câncer)
- Usuários de substâncias ilícitas injetáveis
- Pacientes que já contraíram malária
VAMOS DOAR? VÁ AO HEMOCENTRO MAIS PRÓXIMO DA SUA CIDADE!
Fontes
- Ministério da Saúde
- OPAS
- OMS
- Fiocruz
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683