Cuidar da saúde da nossa boca é muito importante. Além de manter o sorriso sempre belo e radiante, esse cuidado faz com que nossa saúde permaneça em dia. Mas você sabe exatamente como manter uma boa higiene bucal?
Para muitos, uma escovação breve já pode parecer o suficiente, mas a verdade é que alguns outros passos são fundamentais para garantir uma higienização completa, deixando toda a área livre de bactérias e doenças que podem vir a afetar sua qualidade de vida. Melhor se prevenir, não concorda?
Pensando nisso, preparamos aqui uma listinha com alguns passos indispensáveis para garantir um sorriso bonito e, mais importante de tudo, extremamente saudável. Confira agora mesmo!
• Escove os dentes cuidadosamente
A escovação dos dentes é vista meramente como uma obrigação para muitas pessoas. Por isso, costuma ser feita sem muito empenho ou com muita rapidez. O problema é que esse tipo de atitude não garante que a higiene bucal esteja realmente sendo realizada de maneira adequada. Para garantir que os dentes estejam realmente higienizados, é necessário:
- Escová-los com cuidado e paciência, evitando movimentos bruscos ou muita força, o que pode acabar machucando
- Faça movimentos circulares e tente alcançar todas as regiões de maneira igual, incluindo a parte de trás dos dentes
- Outra dica é escolher a escova de dentes adequada à sua realidade
• Não deixe as gengivas de lado
Muitas pessoas não sabem que, para uma boa escovação, precisam dar atenção também às gengivas e não apenas aos dentes. A limpeza da área gengival é fundamental para garantir que as bactérias realmente não se fixarão por ali, formando placas bacterianas que podem levar a uma gengivite ou doença periodontal.
Para isso, basta fazer pequenos e delicados movimentos circulares na região da gengiva, o que deve ser feito com muita cautela para evitar lesões e sangramentos desnecessários, que podem causar infecções ou problemas secundários.
• Use o fio dental todos os dias
Outro passo fundamental para uma boa higiene bucal é a utilização diária do fio dental. Essa é a ferramenta que garante a limpeza de áreas de mais difícil acesso, como é o caso dos espaços entre os dentes, evitando a proliferação bacteriana.
Mas atenção: também é preciso ser muito cuidadoso com esse processo, ok? Forçar demais ou movimentos errados podem machucar. Lembre-se de passá-lo em todos os dentes, mesmo naqueles que estão localizados mais no fundo da boca. Você pode usá-lo apenas uma vez no dia, sem problema, caso não consiga fazer a limpeza após cada escovação e refeição.
• Faça a limpeza da língua
Comumente negligenciada na limpeza bucal, a língua é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo, sabia? Com ela, podemos sentir os sabores, produzir uma grande variedade de sons e nos comunicar com outras pessoas. Sem falar na ajuda para a alimentação! Por isso, sua inclusão em uma rotina de higienização bucal é essencial.
É muito comum acontecer um certo acúmulo de alimentos na região, o que propicia o surgimento de bactérias que se proliferam rapidamente, criando uma espécie de placa que pode contaminar outras áreas ou causar o mau hálito. Por isso, escove a língua pelo menos uma vez ao dia.
• Vá ao dentista com frequência
A melhor maneira de combater qualquer doença, incluindo as que afetam a nossa boca, é a prevenção. Caprichar nos cuidados preventivos garante muito mais qualidade de vida, além de fazer com que o tratamento de eventuais problemas seja muito mais rápido e eficiente.
Pensando nisso, os checkups efetuados nas visitas farão com que doenças sejam diagnosticadas precocemente e a limpeza mais pesada seja efetuada pelo profissional com a periodicidade ideal, que é em torno de 6 em 6 meses.
Cuidar da saúde bucal é extremamente importante para evitar doenças sérias que podem atingir todo o organismo.
Não existe forma melhor do que a prevenção, seguindo as regras básicas de higiene bucal.
Fonte: Golden Cross
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683