Ainda que os noticiários já mostrassem o que estava acontecendo em outros países, muita gente só reconheceu a real dimensão do problema com o aumento do número de casos do Coronavírus em território nacional. A evolução do vírus obrigou a maior parte das pessoas a alterarem as suas rotinas e hábitos diários: idas à academia, igrejas, cafés e restaurantes foram interrompidas, eliminando ao máximo o contato presencial.
Os seres humanos precisam se sentir no controle de suas atividades, logo, a mudança súbita e forçada de rotina causa uma sensação de ameaça maior do que a esperada. As mudanças requerem um tempo de readaptação que não temos neste momento, dadas as circunstâncias, e isso pode aumentar os níveis de medo e de ansiedade.
Trabalhando em casa ou não, sabemos que a quarentena pode ser um desafio. Por isso, apesar de todas as alterações de estilo de vida trazidas por este novo cenário, recomendamos que algumas rotinas sejam mantidas:
- Procure dormir e acordar todos os dias na mesma hora;
- Cuide da sua higiene;
- Não passe o dia de pijama: opte por uma roupa confortável, mas não deixe de se vestir normalmente;
- Faça as refeições na hora correta e aproveite o tempo em casa para cozinhar pratos saudáveis e completos;
- Mantenha a prática de exercício físico como se pudesse ir à academia;
- Mantenha o contato social. Combine cafés ou “saídas virtuais” com os seus amigos, como faria em uma sexta à noite comum, por exemplo;
- Mesmo em trabalho remoto, tente manter o seu horário e faça as pausas que habitualmente faria.
Não se esqueça: o afastamento social é uma medida temporária estabelecida para diminuir a propagação do vírus. Cumpri-la é uma responsabilidade social, e as experiências diárias extraídas deste período trarão muito aprendizado. Vai passar!
Atenção: caso esteja enfrentando sintomas como tensão, ansiedade, confusão, dificuldade para dormir, pouca ou muita fome, incapacidade de realizar as atividades comuns do dia ou desejo de consumir álcool e/ou drogas para amenizar a situação, procure um profissional de saúde.
Estas foram as nossas dicas sobre a importância de manter rotinas durante a quarentena. Para saber mais, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue acompanhando a série de conteúdos que preparamos para ajudar você e sua família a superar este momento delicado com assistência e qualidade de vida.
#MDSBrasil #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Informacao #Saúde #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaude #DicasMDS
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683