DICA #2 | VENÇA O SEDENTARISMO DENTRO DE CASA E TURBINE A SAÚDE

82

DICA #2 | VENÇA O SEDENTARISMO DENTRO DE CASA E TURBINE A SAÚDE

82 visualizações

Você já conferiu as nossas dicas de alimentação para reforçar a saúde e o sistema imunológico, certo? Entretanto, vale lembrar que fazer boas refeições não é a única medida a ser tomada para manter-se saudável, especialmente na atual conjuntura de pandemia e isolamento. 
Além de cuidar do corpo,  é essencial cuidar da mente e driblar um grande mal que assola a sociedade é potencializado em dias de privação de convívio social: os problemas emocionais. Em matéria da Forbes, a psicóloga californiana Kelly Vincent explica que o medo proveniente de situações como a que o mundo está enfrentando atualmente tendem sobrecarregar o sistema nervoso e a parte emocional do cérebro, criando situações de pânico, ansiedade e fadiga – a receita para dias sedentários e retraídos.
Que tal se exercitar e garantir que corpo e mente funcionem em perfeita harmonia, mesmo durante a quarentena? Pesquisas comprovam que, além de favorecer o funcionamento dos órgãos vitais e ajudar a driblar ou controlar doenças crônicas, a prática de exercícios físicos estimula o bem-estar e a auto-estima e até ajuda a liberar serotonina, um hormônio natural do organismo que combate o sentimento de solidão e a depressão. Não por acaso, em uma matéria de seu blog, a Gympass compartilhou resultados de uma pesquisa realizada com mais de 1,2 milhão de adultos americanos acompanhados por quatro anos: ao fim do experimento, aqueles que praticaram alguma atividade reportaram 43% menos “dias mentalmente ruins” por mês em comparação ao público que permaneceu sedentário. Incrível!
Agora que você já tem motivos para quebrar a inércia e se exercitar, que tal conferir algumas dicas que nós da MDS separamos para você? Veja abaixo:

Escolha o seu tipo de atividade
O ato de se exercitar pode ser muito prazeroso. O segredo está em encontrar a atividade que mais tenha a ver com a personalidade e os objetivos de cada um. Qual o seu estilo? Ginástica aeróbica, alongamento, lutas, pilates, funcional, dança, yoga… Estas e outras opções podem proporcionar flexibilidade, queima calórica, tonificação muscular e diversão na medida certa para quem as pratica. Basta descobrir a sua tribo.
A idade também não é obstáculo: pessoas idosas ou com dificuldades de mobilidade podem recorrer a práticas que estimulem a coordenação motora, enquanto as crianças podem gastar suas energias em atividades mais lúdicas e criativas. 

Antes de começar, aquecimento e alongamento
O alongamento deve ser feito antes e depois das atividades para garantir mais flexibilidade e relaxamento e minimizar possíveis dores musculares após os exercícios. Já o aquecimento ativa a circulação sanguínea e diminuindo o risco de lesões.

Vista-se adequadamente
Jeans, sarja e outros tecidos pouco flexíveis e respiráveis dificultam a execução de qualquer movimento, mesmo quando praticado entre as quatro paredes da sua residência. Ao fazer atividade física, opte por roupas leves e com certa elasticidade.
Calçados também merecem atenção: exercícios aeróbicos e de alto impacto exigem tênis com solado amortecedor e pisada adequada ao formato dos pés. Já pilates, lutas, danças, yoga, meditação e outras atividades do tipo podem ser praticadas com sapatilhas, meias antiderrapantes, calçados leves ou até mesmo descalço.

Crie uma rotina
Assim como a boa alimentação, as atividades físicas dão mais resultado quando tratadas como hábito. Procure reservar um horário diariamente ou em dias alternados para se movimentar e condicione o seu corpo a ser estimulado progressiva e continuamente.

Academia on demand
O isolamento social tem forçado a sociedade a se adaptar a uma nova dinâmica indoor e, consequentemente, os mercados fitness e de lifestyle têm criado soluções alternativas para atingir o público dentro das casas. Diversas academias, studios e profissionais têm utilizado as ferramentas das redes sociais para criar lives, vídeo aulas, dicas e listas de atividades a fim de manter seus alunos ativos, e sites como o brasileiro Catraca Livre já oferecem uma longa lista de canais com conteúdos voltados para os “atletas de sala de estar”.

Exercitar a mente também é válido
Uma rotina de exercícios não precisa se basear somente em abdominais e alongamentos. Meditação, exercícios de respiração, atividades artísticas como desenho, pintura e até mesmo leitura e jogos de lógica são importantes estímulos cerebrais e, portanto, podem (e devem!) ganhar espaço no dia a dia. 

Respeite os limites do seu corpo
Sair do estágio do sedentarismo direto para os exercícios de alta intensidade ou complexidade não é nada recomendável e pode provocar dores, lesões e até mesmo um cenário adverso: o comprometimento da imunidade. De acordo com o portal De Bem Com a Vida, o limite de cada um de nós está antes do desconforto e das dores, e vale dizer: dores recorrentes ou incomuns são sinal de alerta! Seja gentil consigo mesmo e atento aos sinais do seu corpo.

Estas foram as nossas dicas sobre atividade física! Atreladas aos direcionamentos de bons profissionais, elas podem te ajudar a vencer o desânimo e o sedentarismo e alcançar dias mais ativos, produtivos e saudáveis. Para saber mais, siga-nos no FacebookLinkedIn e Instagram e  continue a acompanhar a série de conteúdos que preparamos para ajudar você e sua família a superar este momento delicado com assistência e qualidade de vida. 
#MDSBrasil #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Saude #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaude #DicasMDS

Você já conferiu as nossas dicas de alimentação para reforçar a saúde e o sistema imunológico, certo? Entretanto, vale lembrar que fazer boas refeições não é a única medida a ser tomada para manter-se saudável, especialmente na atual conjuntura de pandemia e isolamento. 
Além de cuidar do corpo,  é essencial cuidar da mente e driblar um grande mal que assola a sociedade é potencializado em dias de privação de convívio social: os problemas emocionais. Em matéria da Forbes, a psicóloga californiana Kelly Vincent explica que o medo proveniente de situações como a que o mundo está enfrentando atualmente tendem sobrecarregar o sistema nervoso e a parte emocional do cérebro, criando situações de pânico, ansiedade e fadiga – a receita para dias sedentários e retraídos.
Que tal se exercitar e garantir que corpo e mente funcionem em perfeita harmonia, mesmo durante a quarentena? Pesquisas comprovam que, além de favorecer o funcionamento dos órgãos vitais e ajudar a driblar ou controlar doenças crônicas, a prática de exercícios físicos estimula o bem-estar e a auto-estima e até ajuda a liberar serotonina, um hormônio natural do organismo que combate o sentimento de solidão e a depressão. Não por acaso, em uma matéria de seu blog, a Gympass compartilhou resultados de uma pesquisa realizada com mais de 1,2 milhão de adultos americanos acompanhados por quatro anos: ao fim do experimento, aqueles que praticaram alguma atividade reportaram 43% menos “dias mentalmente ruins” por mês em comparação ao público que permaneceu sedentário. Incrível!
Agora que você já tem motivos para quebrar a inércia e se exercitar, que tal conferir algumas dicas que nós da MDS separamos para você? Veja abaixo:

Escolha o seu tipo de atividade
O ato de se exercitar pode ser muito prazeroso. O segredo está em encontrar a atividade que mais tenha a ver com a personalidade e os objetivos de cada um. Qual o seu estilo? Ginástica aeróbica, alongamento, lutas, pilates, funcional, dança, yoga… Estas e outras opções podem proporcionar flexibilidade, queima calórica, tonificação muscular e diversão na medida certa para quem as pratica. Basta descobrir a sua tribo.
A idade também não é obstáculo: pessoas idosas ou com dificuldades de mobilidade podem recorrer a práticas que estimulem a coordenação motora, enquanto as crianças podem gastar suas energias em atividades mais lúdicas e criativas. 

Antes de começar, aquecimento e alongamento
O alongamento deve ser feito antes e depois das atividades para garantir mais flexibilidade e relaxamento e minimizar possíveis dores musculares após os exercícios. Já o aquecimento ativa a circulação sanguínea e diminuindo o risco de lesões.

Vista-se adequadamente
Jeans, sarja e outros tecidos pouco flexíveis e respiráveis dificultam a execução de qualquer movimento, mesmo quando praticado entre as quatro paredes da sua residência. Ao fazer atividade física, opte por roupas leves e com certa elasticidade.
Calçados também merecem atenção: exercícios aeróbicos e de alto impacto exigem tênis com solado amortecedor e pisada adequada ao formato dos pés. Já pilates, lutas, danças, yoga, meditação e outras atividades do tipo podem ser praticadas com sapatilhas, meias antiderrapantes, calçados leves ou até mesmo descalço.

Crie uma rotina
Assim como a boa alimentação, as atividades físicas dão mais resultado quando tratadas como hábito. Procure reservar um horário diariamente ou em dias alternados para se movimentar e condicione o seu corpo a ser estimulado progressiva e continuamente.

Academia on demand
O isolamento social tem forçado a sociedade a se adaptar a uma nova dinâmica indoor e, consequentemente, os mercados fitness e de lifestyle têm criado soluções alternativas para atingir o público dentro das casas. Diversas academias, studios e profissionais têm utilizado as ferramentas das redes sociais para criar lives, vídeo aulas, dicas e listas de atividades a fim de manter seus alunos ativos, e sites como o brasileiro Catraca Livre já oferecem uma longa lista de canais com conteúdos voltados para os “atletas de sala de estar”.

Exercitar a mente também é válido
Uma rotina de exercícios não precisa se basear somente em abdominais e alongamentos. Meditação, exercícios de respiração, atividades artísticas como desenho, pintura e até mesmo leitura e jogos de lógica são importantes estímulos cerebrais e, portanto, podem (e devem!) ganhar espaço no dia a dia. 

Respeite os limites do seu corpo
Sair do estágio do sedentarismo direto para os exercícios de alta intensidade ou complexidade não é nada recomendável e pode provocar dores, lesões e até mesmo um cenário adverso: o comprometimento da imunidade. De acordo com o portal De Bem Com a Vida, o limite de cada um de nós está antes do desconforto e das dores, e vale dizer: dores recorrentes ou incomuns são sinal de alerta! Seja gentil consigo mesmo e atento aos sinais do seu corpo.

Estas foram as nossas dicas sobre atividade física! Atreladas aos direcionamentos de bons profissionais, elas podem te ajudar a vencer o desânimo e o sedentarismo e alcançar dias mais ativos, produtivos e saudáveis. Para saber mais, siga-nos no FacebookLinkedIn e Instagram e  continue a acompanhar a série de conteúdos que preparamos para ajudar você e sua família a superar este momento delicado com assistência e qualidade de vida. 
#MDSBrasil #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Saude #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaude #DicasMDS

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

O De Bem com a Vida é um portal dedicado a reunir e disseminar boas práticas para saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio de cartilhas e conteúdo, a plataforma traz informações atualizadas sobre o setor – notícias, legislação, dicas e muito mais. Além de agregar os insights e novidades em alta, o portal é atualizado mensalmente com campanhas de saúde e conscientização. O objetivo é compartilhar conhecimento de forma clara e didática e contribuir para a educação da população.

Inscreva-se
e receba novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies