O Dia Mundial da Saúde é comemorado, todos os anos, no dia 7 de abril. Foi nesse dia, lá em 1948, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada.
A data é sempre a mesma, mas a abordagem, não. A cada ano, uma preocupação específica de saúde pública é trabalhada. Para 2025, o direcionamento da OMS é a conscientização sobre as doenças degenerativas. Vamos entender um pouco mais sobre elas? Continue a leitura!
O que são as doenças degenerativas?
Doenças generativas, também conhecidas como doenças crônico degenerativas, são condições caracterizadas pela deterioração progressiva de funções do corpo.
Geralmente, são resultados de degeneração das células e podem afetar diversos sistemas, como sistema nervoso, músculos e ossos.
A esta altura, você já deve ter lembrado de alguma doença degenerativa conhecida. E, falando nisso…
Quais são as doenças degenerativas mais comuns?
Algumas das doenças degenerativas mais comuns incluem:
Doença de Alzheimer
Um transtorno progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometendo cada vez mais as atividades diárias.
Sua causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.
Vale comentar que ela é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos.
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
A doença afeta o sistema nervoso também de forma degenerativa e progressiva. E acarreta paralisia motora irreversível. Seus pacientes perdem capacidades como a de falar, engolir e respirar.
Um de seus pacientes mais famosos foi o renomado físico Stephen Hawking, que descobriu a doença aos 21 anos e faleceu em 2018, após conseguir enfrentar a doença por mais de 50 anos.
Isso porque ele desenvolveu um sistema de comunicação alternativa, que o possibilitou escrever frases, acessar a internet, enviar e-mails e vocalizar palavras através de um sistema de voz.
A doença também ganhou grande visibilidade em 2014, com o desafio do balde de gelo, que surgiu nos Estados Unidos e viralizou pelo mundo.
Parkinson, esclerose múltipla e osteoartrite são outros exemplos de doenças degenerativas.
Como prevenir as doenças degenerativas?
Embora não haja uma forma garantida de prevenir todas as doenças degenerativas, algumas medidas podem reduzir o risco ou retardar o aparecimento de certas condições.
Aqui, o bom e velho estilo de vida saudável também é muito importante: alimentação balanceada, exercícios físicos e vida social ativa, por exemplo.
Além disso, vale atentar-se aos fatores de risco, como os fatores genéticos, envelhecimento e exposição a toxinas (metais pesados, pesticidas, solventes industriais e poluentes são alguns exemplos que podem causar toxicidade e morte das células).
É possível “pegar” uma doença degenerativa?
Não é possível contrair uma doença degenerativa. Afinal, doenças degenerativas não são contagiosas e não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra.
Fique atento e compartilhe qualquer dúvida ou sintoma com seu médico. E, é claro, compartilhe esse conteúdo para conscientizar as pessoas que você ama.
Fontes:
– Fiocruz: https://www.bahia.fiocruz.br/doencas-cronico-degenerativas/
– Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/alzheimer
– Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/elacomenda-vacinacao-aos-que-vao-se-deslocar-para-areas-com-transmissao-da-febre-amarela

Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683