Um ano não tem 525.600 minutos por acaso.
Cada um deles significa uma oportunidade para hábitos saudáveis que, somados, fazem acontecer o "feliz ano novo". Na prática, nem sempre é fácil.
Por isso, se você também tem vontade de adaptar seu dia a dia para ganhar mais saúde, nós temos dicas práticas para tirar os planos do campo das ideias e, principalmente, pra não desistir antes do fim do ano. Minuto a minuto, você pode transformar sua vida.
Saiba estabelecer suas metas
Quando o assunto é estabelecer metas para o ano novo, o céu é o limite:
Uma pesquisa recente mostrou que a maioria das pessoas só tenta atingir as resoluções de ano novo durante cerca de 3 meses – e apenas 10% delas se mantêm firmes no propósito até o fim do ano. Então, se além de traçar metas, você quiser cumpri-las, nós temos dicas!
Pense no que é possível encaixar e manter na sua rotina e, quando estiver habituado, recalibre sua meta aumentando o grau de dificuldade. Isso ajuda a evitar a frustração e a não desistir rápido.
E, para isso, o segredo é começar devagar, com pequenas mudanças que possam ser incorporadas ao dia a dia sem grandes dificuldades. Assim, fica mais fácil manter o foco e não desistir no meio do caminho.
Se você vive na prática a experiência de ficar até tarde mexendo no celular, perde a hora de acordar, pula o café da manhã e se excede na hora do almoço, nós temos uma boa notícia: bom hábito também “atrai” bom hábito.
O conceito de hábito angular foi criado pelo autor Charles Duhigg em seu livro “O poder do hábito”. Ele defende que alguns hábitos têm o poder de desencadear diversas mudanças no comportamento.
Isso significa que praticar exercícios com regularidade pode inspirar novos hábitos alimentares e ajudar a regular o sono, por exemplo.
Força de vontade não é algo que surge magicamente dentro de você, e sim o desenvolvimento da capacidade de continuar mesmo diante das dificuldades. E isso envolve planejamento e disciplina.
Por exemplo, planejando com antecedência e pensando no que vai jantar, você consegue evitar de pedir comida pelo aplicativo e comer algo saudável com mais facilidade.
Feito é melhor que perfeito
Respeite seu tempo
Se for preciso, recomece
Ainda com a mentalidade no que é grandioso, não podemos esquecer do básico. Quaisquer que sejam as metas que você estabeleceu (ou não estabeleceu) para o ano novo, dificilmente conseguirá alcançá-las se saúde e bem-estar não estiverem em dia.
Saúde, segundo a OMS, não é apenas a ausência de doenças, e sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por isso, que tal traçar metas possíveis e mudanças simples que vão beneficiar a sua saúde?
Baixe os cartazes e os papéis de parede da campanha.