Disfunção temporomandibular: causas e tratamentos eficazes

29 de novembro de 2024

disfunção temporomandibular

A Disfunção Temporomandibular (DTM) refere-se a um conjunto de condições que afetam a articulação temporomandibular, os músculos que controlam a mandíbula e as estruturas associadas. Essa disfunção pode resultar em dor na mandíbula, dificuldade ao abrir e fechar a boca, estalos ou ruídos na articulação, dores de cabeça, entre outros sintomas. 

O tratamento da DTM deve ser personalizado, levando em consideração a gravidade dos sintomas, a causa subjacente e a resposta individual ao tratamento. A consulta com um dentista especializado, é fundamental para o diagnóstico preciso e o desenvolvimento de um plano de tratamento adequado

Possíveis tratamentos para disfunção temporomandibular

Medidas conservadoras

  • Fisioterapia: exercícios específicos e técnicas de relaxamento podem ajudar a fortalecer os músculos da mandíbula e aliviar a tensão;
  • Calor ou frio: aplicação de calor ou frio na área afetada para reduzir a inflamação e aliviar a dor;
  • Medidas de autocuidado: incluem evitar alimentos duros, praticar uma boa postura e reduzir o estresse.

Tratamento

O tratamento pode ser medicamentoso, através do uso de analgésicos, anti-inflamatórios relaxantes musculares, podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação.

Pode ser usado também placas de mordida, que contribuem para correção de desalinhamentos e redistribuir a pressão sobre a articulação temporomandibular.

Em casos graves e refratários a tratamentos conservadores, a cirurgia pode ser considerada. No entanto, é geralmente uma opção de último recurso.

Abordagem Multidisciplinar

Uma abordagem integrada envolvendo profissionais de diversas áreas, como dentistas, fisioterapeutas e psicólogos, pode ser eficaz para tratar diferentes aspectos da DTM.

Lembre-se: visitas ao dentista de forma regular são o caminho para diagnóstico precoce, tratamento correto e toda condição de saúde bucal!

  • 06/06/2025 18:29Versão atual
  • 06/06/2025 18:29Revisão

  • MANFREDINI, D.; GUARDA-NARDINI, L. Agreement between Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders and magnetic resonance diagnoses of temporomandibular disc displacement in a patient population. The International Journal of Prosthodontics, v. 18, n. 4, p. 279–284, 2005.
  • SCHIFFMAN, E. et al. Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC/TMD) for Clinical and Research Applications: Recommendations of the International RDC/TMD Consortium Network and Orofacial Pain Special Interest Group. Journal of Oral & Facial Pain and Headache, v. 28, n. 1, p. 6–27, 2014.
  • TÜRP, J. C.; MINAGI, S. Management of temporomandibular disorders: Concepts and controversies. Journal of Oral Rehabilitation, v. 43, n. 4, p. 249–261, 2016.

Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil

Nossa equipe editorial reúne médicos e profissionais de saúde de diversas áreas.

Responsável Técnico

Dr. Claudio Albuquerque

Diretor de Gestão de Saúde da MDS Brasil (CRM 188683)

Veja também

Cotação do plano de saúde

Preencha o formulário abaixo para que o nosso time comercial entre em contato o mais breve possível.