O que dizer sobre o ato de comer? Nossa alimentação vai além da simples nutrição, ela envolve também aspectos sociais, culturais e emocionais.
Os seres humanos são seres sociais e o hábito de comer em companhia está impregnado na sua história. Dessa forma, comer é parte natural da vida social e um traço da cultura. Afinal, existem pratos típicos e receitas de família que são passadas de geração em geração, formando a identidade de um povo.
Atenção a essas dicas:
- Compartilhe o comer e as atividades envolvidas neste ato, como por exemplo o preparo das refeições. É um jeito simples de criar e desenvolver relações entre pessoas.
- Dê preferência a sentar-se à mesa para a realização das refeições e sem distrações com telas, para que sua atenção fique voltada à refeição e conversas com amigos e familiares.
- No trabalho, aproveite o momento do almoço ou do café para socializar com os colegas.
- Compartilhe receitas de família. É um bom momento para gerar vínculo com pessoas queridas e preparar “comida de verdade”.
- A “comida de verdade” traz benefícios na vida em sociedade, isso porque as preparações culinárias envolvem várias etapas que podem ser compartilhadas.
- Preste mais atenção ao seu ato de comer, buscando incluir nas refeições nutrientes essenciais ao corpo, que dão energia e mais saúde.
- Cultive hábitos alimentares saudáveis para um estilo de vida mais equilibrado.
Cultivar uma boa alimentação contribui para saúde física e social!
Referências
Cienc. Cult. vol.62 no.4 São Paulo Oct. 2010
Menegassi, Bruna. São Paulo; s.n; 2018. LILACS
guia_alimentar_populacao_brasileira_versao_resumida.pdf (saude.gov.br) (2014)
https://e.issuu.com/embed.html#1483811/34683685
Relação do ato de comer com o controle da doença e a qualidade de vida no diabetes mellitus tipo 1 Saud Pesq. 2023;16(1).
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683