Cuidar do planeta é cuidar de si
Neste 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que, desde o ano de 1972, chama a atenção para os problemas ambientais do planeta. Muito além da preservação das florestas e oceanos, o Dia Mundial do Meio Ambiente nos convida a refletir sobre algo essencial: a ligação entre a saúde do planeta e a nossa própria.
Mudanças climáticas, poluição, escassez de recursos naturais… tudo isso afeta não só o planeta Terra, como também o nosso bem-estar físico e mental. Por outro lado, escolhas mais sustentáveis impactam positivamente a nossa qualidade de vida (e da mãe natureza também). Algumas delas são:
🫁 Ar mais limpo; pulmões, também
Ambientes com baixa emissão de poluentes reduzem os riscos de doenças respiratórias, como asma e bronquite, especialmente nas estações do ano mais frias e secas. Isso acontece porque a poluição do ar contém partículas e gases que irritam e inflamam os pulmões e as vias aéreas, desencadeando ou problemas respiratórios.
🥗 Sustentabilidade também no prato
Uma dieta rica em alimentos orgânicos, além de fazer bem para o corpo, ainda reduz impactos ambientais, uma vez que os processados e ultraprocessados produzem mais lixo e têm maior impacto devido à sua produção industrial e à maior utilização de recursos naturais.
🚲 Estilo “verde” de vida
Todo mundo sabe que atividade física regular faz bem para o coração e para a mente, além de ajudar na perda de pesa e no combate a tudo que ela traz de ruim. Mas quem também agradece é a natureza: caminhar ou pedalar em vez de usar o automóvel reduz as emissões de gás carbônico e ainda contribui para uma cidade mais harmônica e menos estressante.
Para o bem e para o mal, está tudo conectado!
Defender a preservação do meio ambiente não é só um compromisso moral, mas um propósito pessoal. Afinal, quando cuidamos da saúde do planeta, estamos cuidando da nossa saúde e das próximas gerações também. E alguns fatos não deixam que reste dúvida a respeito dessa relação mútua de causa e efeito:
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 13 milhões de mortes por ano sejam causadas por fatores ambientais evitáveis.
- Um trajeto diário de 30 minutos de bicicleta pode reduzir em até 50% o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, além de ajudar a prevenir doenças crônicas como diabetes tipo 2 e hipertensão.
- Estar em contato com a natureza por apenas 20 minutos por dia já reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) na corrente sanguínea.
- Aproximadamente 1 a cada 9 mortes no mundo está relacionada à poluição do ar.
Como tornar a rotina mais sustentável (e saudável)
Leve sempre uma garrafinha de água reutilizável consigo. Isso, além de facilitar a sua hidratação, evita que você precise comprar água em recipientes plásticos descartáveis toda vez que sentir sede.
- Leve sempre uma garrafinha de água reutilizável consigo. Isso, além de facilitar a sua hidratação, evita que você precise comprar água em recipientes plásticos descartáveis toda vez que sentir sede.
- Articule-se entre colegas de trabalho, amigos e familiares para pegar ou oferecer carona. Sempre que possível, também é interessante preferir o transporte público.
- Evite o consumo excessivo de carne vermelha – a OMS recomenda limitar o consumo a 70 gramas por dia. Esse tipo de alimento, especialmente quando processado, pode aumentar o risco de doenças como câncer de intestino, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
- Separe e descarte corretamente o lixo. Ao fazê-lo, contribuímos para a reciclagem, reduzindo o impacto ambiental da produção de lixo e diminuindo a pressão sobre os aterros sanitários.
Pequenas mudanças têm grande impacto
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (e daqui para sempre!), tenha em mente que a forma como vivemos, consumimos e nos relacionamos com o meio ambiente molda diretamente o futuro da nossa saúde e das próximas gerações. Cada atitude consciente — por menor que pareça — contribui para um mundo mais equilibrado, respirável e acolhedor. Porque um planeta saudável não é só um ideal ambiental: é um compromisso com a vida. Que tal começar hoje?

Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683