O kit de higiene é composto principalmente por escova de dentes, creme dental, fio dental, limpador de língua e enxaguante bucal. Falaremos um pouco de cada um junto com dicas práticas para o seu sorriso ficar sempre bonito e saudável.
Escova de dentes
A escova de dentes mais recomenda pelos dentistas é aquela com cerdas macias, cabeça pequena e arredondada, pois elimina a sujeira de forma mais eficaz e não machuca as gengivas. As finas e com poucas cerdas, ou cerdas em V são uma opção para quem usa aparelho. Já a com cerdas duras devem ser evitadas, pois desgastam os dentes e podem machucar as gengivas.
A troca da escova deve ser realizada a cada 3 meses ou antes, caso elas estejam desgastadas ou apresentem fungos. Quando as cerdas vão se abrindo, a escovação se torna ineficaz, por isso é tão importante respeitar o tempo de troca.
Creme dental
A escolha do creme dental é muito particular, temos em gel, creme, diversas opções de sabores e funções como clareadores, para dentes sensíveis, entre outras. O que devemos sempre observar é a presença do flúor que é o agente mais importante na prevenção das cáries.
Para casos especiais é indispensável a indicação feita por um dentista, pois temos uma diversidade de produtos que podem auxiliar em tratamentos.
Uma das coisas mais discutidas no uso do creme dental é sua quantidade. Especialistas indicam colocar apenas 1/3 de pasta de dentes na superfície das cerdas da escova, além disso é desperdício.
Fio dental
O uso do fio dental é de extrema importância para uma higiene bucal completa, pois ele chega em lugares onde a escova não alcança entre os dentes e gengivas. Seu uso deve ser diário e seu principal benefício é reduzir o número de bactérias causadoras de doenças periodontais.
A escolha depende muito do gosto pessoal. Temos desde os fios dentais mais simples até os mais complexos com hastes que são mais fáceis de usar, mas todos cumprem sua função.
Limpador de língua
A limpeza da língua é uma parte muito necessária na higiene bucal, visto que acumulamos sujeiras e bactérias na sua superfície que devem ser removidas. Muitas pessoas utilizam a própria escova de dentes durante essa etapa, mas ela não é tão efetiva quanto o limpador específico.
O limpador de língua deve ser utilizado pelo menos duas vezes ao dia após a escovação, retirando os resíduos da superfície lingual, o que elimina as bactérias causadoras de cáries e auxilia no combate ao mau hálito.
Para melhor utilização, escolha um tamanho adequado à sua boca.
Enxaguante bucal
O enxaguante bucal pode ser utilizado como um complemento à higienização bucal, mas nunca deve substituir a escovação ou o uso do fio dental.
A utilização desse produto deve ser feita no máximo uma vez ao dia ou conforme instruções do fabricante, visto que ele pode modificar a microbiota da boca eliminando bactérias importantes e prejudicando a saúde bucal.
Temos alguns casos especiais em que o uso do enxaguante e sua frequência é orientada pelo dentista, como:
- prevenção da cárie
- controle bacteriano
- pós-cirúrgico
Na escolha do enxaguante bucal, devemos nos atentar principalmente à presença de álcool em sua composição, sendo evitado ou utilizado apenas com indicação do dentista, visto que esse ingrediente resseca a mucosa bucal e pode até diminuir a produção de saliva.
E aí, ficou convencido em ter e utilizar esses acessórios no seu kit de higiene bucal?
Lembre-se: a prevenção é sempre nossa melhor opção!
Fontes:
Conheça os mitos e verdades sobre a escovação dentária
https://blog.odontoclinic.com.br/saude-bucal/enxaguante-bucal/
Limpador de língua: para que serve e quais as vantagens em usar?
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683