É correto afirmar, sem receio, que a adaptação de bons hábitos de saúde começa na infância. A criança, mais do que seguir instruções, segue exemplos. Nesse sentido, a responsabilidade dos pais é bem grande, já que os pequenos se espelharão em seus comportamentos e atitudes. Um sorriso saudável começa na infância, assim como problemas bucais também podem ter início nessa fase.
Bons hábitos que garantem um sorriso saudável
- Visitas periódicas ao dentista: é muito importante começar hábitos diários de limpeza da boca do bebê, desde cedo. Visitas regulares ao odontopediatra ajudarão na orientação da melhor forma de realizar a higiene bucal, assim como a identificar anormalidades de forma precoce, e corrigi-las.
- O ensino pelo exemplo: quando a criança acompanha a rotina dos pais ela observa tudo para comparar e imitar. Aos poucos, percebe o que é importante e o que não é para os seus pais, e incorpora aqueles hábitos que eles valorizam.
- Os vilões do sorriso saudável: sim, os doces em excesso são os inimigos mais temidos dos dentes. Controlar a ingestão de balas, pirulitos, bolachas e refrigerantes, é uma boa pedida.
- A grande aliada do sorriso saudável: sem dúvidas trata-se da prevenção, que possui três lados igualmente importantes: a higienização, o acompanhamento odontológico e a alimentação. A higiene bucal deve ser feita sempre após as refeições e antes de dormir, no mínimo 3 vezes ao dia.
Cuidados com a higiene oral desde cedo previnem consequências mais sérias no futuro. Dá mais trabalho, mas, por outro lado, pode evitar muito sofrimento.
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683