Qual a maneira correta de escovar os dentes?

Todos nós já sabemos a importância dos cuidados com a saúde bucal e os seus resultados caso não façamos da maneira correta: cárie, dor de dente, mau hálito, problema de canal, perda dentária, entre outras complicações que queremos bem longe dos nossos sorrisos, certo?  

Para ter certeza de que estamos com os cuidados em dia, devemos prestar atenção se a escovação é feita da melhor forma possível. 

A princípio, sua resposta provavelmente é de que sim, você já realiza essa atividade diariamente e óbvio que sabe o que está fazendo. O fato é que existem diversas técnicas de escovação e diferentes indicações para cada idade, e como escovar os dentes é um hábito da rotina, muitas vezes podemos “entrar no automático” e não realizá-la como deveríamos.  

Portanto, vamos relembrar (ou até mesmo descobrir) as principais técnicas de escovação? 

Técnica de Bass Modificada 

Essa é a mais utilizada, pois promove uma melhor remoção da placa bacteriana principalmente na região da gengiva, onde acumulam-se mais resíduos. 

Como escovar: 

  • Coloque a escova em um ângulo de 45 graus (inclinada) próximo à gengiva; 
  • Pressione as cerdas suavemente e realize movimentos vibratórios curtos; 
  • Após essa etapa, comece um movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes; 
  • Faça isso na parte da gengiva externa (a virada para a bochecha) e na parte de dentro da gengiva (a que fica perto da língua); 
  • Já na região da mastigação (parte de cima dos dentes, longe da gengiva, onde as faces dos dentes se encostam durante a mastigação), a escovação é aquela velha conhecida com movimentos de vai e vem. 

– Técnica de Stillman Modificada 

Essa forma de escovar os dentes é bastante indicada para as pessoas que possuem um problema chamado de retração gengival.  

Como escovar: 

  • Coloque a escova em um ângulo de 45 graus (inclinada) próxima à gengiva, mas não coloque as cerdas da escova dentro do sulco gengival (que é o espaço entre os dentes e a gengiva, onde passa o fio dental); 
  • Pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e faça movimentos vibratórios curtos; 
  • Por fim, realize um movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes. 

Faça isso, em todas as faces dos dentes. 

Técnica de Fones  

Por ser mais fácil, é indicada para as crianças e também é conhecida como a técnica da “bolinha”. 

Como escovar: 

  • Com as pontas das cerdas da escova de dentes, realize movimentos circulares em todas as faces dos dentes, isto é, na parte externa dos dentes (aquela que encosta nas bochechas e lábios), na parte interna dos dentes (aquela que encosta na língua) e na face superior do dente (aquela que mastiga o alimento). 

Outras técnicas são indicadas de acordo com a necessidade de cada pessoa, por isso, sempre procure um dentista de confiança para te orientar na escovação e cuidar da sua saúde bucal.  

Independente da técnica utilizada, existem algumas orientações que valem para todo mundo, e para acabar de vez com as dúvidas, que tal repassar esse bate bola com a gente? 

– Qual a quantidade ideal de escovações no dia? No mínimo três vezes.   

– Qual o tempo de duração para cada escovação? Deve ser de 2 a 5 minutos.  

– Preciso mesmo usar fio dental? Importantíssimo, não deixe de utilizá-lo, afinal, é o fio dental que alcança aquelas regiões em que restos alimentares ficam acumulados e a escova de dente não chega. 

– Qual o melhor tipo de escova de dente? As escovas devem ser de cerdas macias.  

– Existe uma frequência de troca para a minha escova? Deve ser mensal ou bimestral, de acordo com a durabilidade.  

Mais do que cuidar do seu sorriso, a higiene bucal é determinante para sua saúde! Busque sempre melhores formas de escovar seus dentes e visite seu dentista regularmente. 

Related posts

Desarmonias faciais, seus impactos na saúde e possíveis tratamentos

Um sorriso saudável começa na infância

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais