Novembro Azul: Cuidar de si também é coisa de homem!

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células). No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em razão dessa doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

O que é a próstata? 

É uma glândula do sistema reprodutor masculino e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Por esse motivo, o exame de toque retal é tão importante no controle da saúde da próstata. 

Sintomas 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: 

  • Dor óssea
  • Dores ao urinar 
  • Vontade de urinar com frequência 
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen 

Entre os fatores de risco, estão: 

  • Histórico familiar de câncer de próstata 
  • Obesidade 

Prevenção e tratamento 

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e também sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata. 

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de diferentes fatores, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. 

Bons hábitos ajudam na prevenção 

Segundo especialistas, outras condições de vida e a adoção de hábitos saudáveis também auxiliam na prevenção da doença. 

  • Não fumar
  • Controlar o peso 
  • Praticar atividades físicas regularmente 
  • Alimentar-se de forma adequada 
  • Evitar bebidas alcoólicas 

Importante! 

Mulheres também podem somar nessa causa! Elas podem contribuir despertando a atenção de seu parceiro, familiares e amigos sobre a importância da campanha. Juntos somos mais fortes. A favor da saúde e contra o preconceito! 

Infelizmente, o preconceito continua sendo o principal obstáculo para a prevenção do câncer de próstata. No Brasil, um em cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar a doença. Faça a diferença!  

#NovembroAzulMDS 

Fontes: 

Ministério da Saúde
Instituto Nacional do Câncer (INCA) 
Agência Brasil 
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) 

Related posts

Uso consciente do plano de saúde

Saúde do Homem – Câncer de Próstata e Testículo

Dia Nacional do Doador de Sangue

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais