O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, glândula responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Você Sabia?
Em novembro de 2008, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com o objetivo de fortalecer a saúde da população masculina ajudando na prevenção de doenças.
Essa medida foi tomada pois identificou-se que os homens, só vão ao médico já com as doenças em estágio avançado, o que, muitas vezes, pode comprometer a cura.
Câncer de Próstata
Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula responsável por produzir parte do sêmen e é o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre a população masculina.
É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens | Estimativa de novos casos em 2020 65.840 |
Número de mortes em 2018 15.576 |
Prevenir é um ato de atenção consigo
Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e a saúde passou a ser o centro de todas as discussões e preocupações. Porém, não se pode esquecer de outros males que também acometem os homens.
Outras Doenças que também podem atingir os homens
· Andropausa
Entre 40 a 55 anos, os homens apresentam uma queda nos níveis do hormônio testosterona. As mudanças ocorrem muito gradualmente e podem ser acompanhadas por mudanças em atitudes, humor, fadiga, perda de energia, libido e agilidade física.
· Disfunção Erétil
A disfunção erétil é a incapacidade de o homem conseguir obter e manter uma ereção do pênis suficiente que possibilite uma atividade sexual satisfatória. Pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou mesmo problemas psicológicos. Nem sempre o fato de não conseguir ter uma ereção adequada se traduz em disfunção erétil, porém se isso ocorrer de forma frequente, o ideal é consultar um médico urologista para uma avaliação adequada.
· Doenças Cardiovasculares
São doenças cardíacas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como por exemplo o infarto, a angina e o AVC. Homens de até 50 anos de idade sofrem mais com essa condição do que as mulheres dessa faixa etária. Isso está associado à susceptibilidade em desenvolver algumas doenças, como hipertensão arterial, colesterol alto e alcoolismo em maior grau que as mulheres.
· Diabetes
A diabetes é uma doença silenciosa que cada vez mais atinge homens no Brasil e no mundo, e está muito associado a hábitos de vida pouco saudáveis. O Diabetes está diretamente associado ao surgimento de outras patologias e disfunções no homem, incluindo a erétil.
· Obesidade
Obesidade é o aumento excessivo de gordura corporal, e funciona como fator de risco para diversas outras doenças. Pessoas do sexo masculino são mais acometidos por esse problema, no comparativo com as mulheres.
Cuide-se – Inclua essas ações em sua rotina, e tenha mais saúde!
- Pratique atividade física de forma regular. E não precisa ser tedioso, algumas combinações podem tornar a prática de exercícios bem mais prazerosa que se imagina, como se exercitar acompanhado de um amigo ou familiar.
- Alimente-se bem e de forma saudável. Isso não significa fazer dieta, o segredo está no equilíbrio.
- Mantenha o peso adequado. Não importa o tipo de corpo que você tem, o importante é manter o seu peso adequado para você.
- Mantenha consulta com médico de forma regular. De acordo com a sua idade e questão de saúde, pode ser clínico geral, cardiologista, urologista entre outros.
Seja do tipo que cuida da saúde!
#secuidaaívai
Fontes
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata
https://centromedicoberrini.com.br/artigos/quais-as-doencas-mais-comuns-em-homens
http://www.sbcm.org.br/v2/index.php/not%C3%ADcias/190-noticias-da-saude/551-sp-1915824144
https://www.endocrino.org.br/o-que-e-andropausa/
https://portaldaurologia.org.br/publico/faq/disfuncao-eretil-conheca-causas-sintomas-prevencao-e-tratamentos/
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683