A meningite é uma inflamação grave das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, gerando sintomas como dor de cabeça intensa, febre, náuseas e rigidez do pescoço. Ela pode ser causada por vírus ou bactérias, que nesses casos são mais graves.
No Brasil, segundo a OMS, são esperados casos de meningite ao logo de todo ano, com surtos e epidemias ocasionais. A meningite bacteriana é mais comum no outono-inverno e a viral na primavera-verão.
Transmissão
- Meningite bacteriana – transmissão de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos
- Meningite viral – pode ser transmitida de diversas maneiras, a depender do vírus causador da doença (transmissão por contato)
Sintomas
- Dor de cabeça muito forte
- Febre Alta
- Vômitos
- Confusão Mental
- Cansaço
- Falta de apetite
- Rigidez no pescoço
Diagnóstico
Se houver suspeita de meningite, o médico solicitará a coleta de amostras de sangue e líquido cerebroespinhal (líquor). O diagnóstico precoce é importante para a identificação do agente, assim o médico consegue saber exatamente qual tratamento seguir.
Tratamentos
Por ser uma inflamação que afeta estruturas do sistema nervoso central, a meningite deve ser identificada o mais rápido possível. Nos casos suspeitos, é realizada a internação hospitalar para tratamento. Por isso, é de extrema importância ir ao pronto-socorro com urgência, quando houver suspeita de um caso.
Prevenção
A melhor forma de se proteger contra a meningite é manter a caderneta de vacinação em dia. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, há quatro vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10 valente e Meningocócica C.
Além da vacinação, seguir algumas medidas básicas também ajudam a prevenir a doença:
- Lavar bem as mãos, principalmente antes de preparar alimentos
- Cobrir boca e nariz ao espirrar
- Lavar bem os objetos pessoais
- Evitar contato com doentes
- Evitar aglomerações
- Manter os ambientes ventilados e limpos
Adote os cuidados básicos e deixe sempre sua carteirinha de vacinação em dia! Prevenção é sempre o melhor caminho!
#TodosContraMeningite #MDSTips
Fontes:
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572007000300006&script=sci_arttext&tlng=pt
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683