A solidariedade não sai de moda: doe sangue e salve vidas!
Doar sangue é um ato de solidariedade e responsabilidade social. Com uma única doação, você pode salvar até 4 vidas.
A doação é um processo pelo qual o voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso posterior em transfusões.
Mas e o novo coronavírus?
Os hospitais precisam de doadores de sangue para ajudar diferentes tipos de pacientes, como os portadores de doenças crônicas e até os pacientes internados por Covid19 devido às complicações que ocorrem em alguns casos. Por isso, é ainda mais importante ser doador nesse período. Para garantir a segurança dos voluntários, os hemocentros estão agendando os horários das doações e também mantendo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus.
Segundo Ministério da Saúde, são considerados inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou que tiveram contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
É necessário ir ao Hemocentro usando máscara, fazer a higienização das mãos logo na chegada, evitar levar acompanhantes e respeitar os limites entre as cadeiras para manter o distanciamento entre as pessoas dentro das unidades.
A importância de doar
O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, uma das recomendações que o Ministério da Saúde reforça constantemente é a importância de adotarmos uma cultura solidária de doação regular e espontânea.
O maior objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas.
Como doar?
Você precisa checar se você atende aos requisitos necessários para doação de sangue. Existem alguns impedimentos temporários e definitivos.
IMPORTANTE: A Anvisa e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 5/2020 para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo novo Coronavírus. Essa atualização por ser conferida no portal da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/ )
Quem pode doar sangue?
Homens e mulheres saudáveis que atendam aos requisitos
Requisitos básicos para doação de sangue
· Estar em boas condições de saúde
· Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessária autorização de pais ou responsáveis)
· Pesar no mínimo 50kg
· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
· Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
· Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato
Quem não pode doar sangue
Há algumas situações temporárias ou definitivas que contraindicam a doação de sangue. No site do Ministério da Saúde (http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/) é possível encontrar a relação completa de impedimentos.
Não vamos deixar o momento atual quebrar a corrente do bem!
Faça parte do clube dos doadores de sangue e ajude a salvar vidas!
#FazBemDoar #JunhoVermelho
Fontes:
- Ministério da Saúde, disponível em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/doacao-de-sangue
- Pro Sangue – Hemocentro de São Paulo, disponível em: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html
- https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46611-doacao-de-sangue-nao-pode-parar-com-pandemia-orienta-ministerio-da-saude
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683