HIGIENE ORAL: O PAPEL DO FLÚOR NA PROTEÇÃO DOS DENTES

O flúor pode ser considerado hoje como a substância mais utilizada no controle e prevenção da cárie dentária. O material pode ser sintetizado em laboratório e ser adicionado a uma série de produtos, como os cremes dentais e a água fornecida pelas companhias de saneamento público. Sua utilização ocorre em todo mundo há mais de 60 anos e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Odontologia. 

O flúor é utilizado para evitar a perda de minerais pelos dentes e impedir o desgaste causado por bactérias que formam a cárie e por substâncias ácidas presentes na saliva e na alimentação e, por isso, deve ser inserido na rotina de cuidados diários com a boca. 

Fontes de Flúor e Mecanismo de Ação 

O fluoreto age controlando as cáries iniciais de várias maneiras, agindo na mineralização do esmalte dentário, além de ter efeito enzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas. 

Uma das maneiras mais comuns de obter o flúor é por meio da água que chega às nossas torneiras, a água fluoretada distribuída pelas companhias de abastecimento e saneamento. Nesse caso, o flúor é absorvido pelo estômago e retorna à cavidade bucal pela saliva e pelo fluido gengival. O uso da substância também pode ocorrer por via tópica, quando aplicada diretamente na boca e nos dentes. Por isso, é importante tomar água filtrada, pois nem toda água mineral tem flúor.   

As medidas preventivas referentes à saúde oral começam no pré-natal, por isso, quando estiver grávida é importante procucar um dentista e falar que está grávida, ele irá orientar a higiene bucal da futura mamãe e bebê. 

Devido às dificuldades naturais de higiene oral do bebê, estes são considerados grupo de alto risco de cárie. A promoção de saúde bucal na primeira infância prevê a instalação do bom hábito de higiene oral precocemente. 

Flúor adicionado na água 

Nos EUA, o flúor, está no sistema de abastecimento de água desde 1945, resultando em uma redução de 50% na incidência de cáries. No Brasil, está no sistema de abastecimento de água desde 1974. 

Alerta sobre o excesso de Flúor 

Importante saber que o uso excessivo de flúor pode ser prejudicial causando fluorese, então siga corretamente as instruções do seu dentista. 

Crianças menores de 6 anos devem utilizar cremes dentais com baixa ou nenhuma concentração de flúor, uma vez que não sabem cuspir e deglutem boa parte do creme dental utilizado. 

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Flúor, não descuide da escovação regular e correta para garantir a sua saúde bucal! Visite o seu dentista regularmente! 

 

*Referência: Associação Brasileira de Odontologia 

Related posts

Desarmonias faciais, seus impactos na saúde e possíveis tratamentos

Um sorriso saudável começa na infância

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais