Em 25 de novembro é comemorado no Brasil o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Além de destacar a importância desse gesto, a última semana do mês de novembro marca a campanha de mobilização dos hemocentros de todo país para o reforço nos estoques de sangue. Em função das festas de final de ano e do carnaval, os hemocentros enfrentam uma grande diminuição das reservas de sangue no período.
A importância da doação de sangue
No Brasil cerca de 1,4% da população doa sangue de forma regular, bem abaixo dos índices registrados na Europa onde esse índice ultrapassa os 5%. Segundo a Organização Panamericana de Saúde, para regular os estoques de sangue no país, precisaríamos de ao menos 2% de doadores voluntários.
Na doação são coletados no máximo 450ml de sangue, sendo que um adulto tem em média 5 litros de sangue. A quantidade doada não afeta o bem-estar do indivíduo, e é rapidamente recuperada pelo organismo.
Os principais beneficiados pela doação de sangue são os portadores de doenças hematológicas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias de grande porte e casos de acidentes e emergências.
Condições básicas para doar sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do responsável);
- Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 60 anos;
- Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontando o vestuário);
- Há medicamentos que podem impedir a doação;
- Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação;
- Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar duas horas antes da doação;
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Em caso de dúvidas, busque o hemocentro mais próximo a você!
Locais para doação de sangue no Brasil
Em todo o Brasil, existem 32 hemocentros coordenadores e 500 serviços de coleta em unidades básicas de saúde (UBS), segundo o Ministério da Saúde.
Faça sua parte, para mais informações sobre os locais em cada região para doação e dúvidas sobre doação de sangue, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil
Faça parte também do clube dos doadores de sangue e ajude a salvar vidas!
Fontes
- http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil
- Ministério da Saúde, disponível em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/doacao-de-sangue
- http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html
- https://portal.fiocruz.br/noticia/mitos-e-verdades-sobre-doacao-de-sangue
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683