Mais de dois séculos transcorreram desde que foi realizada a primeira vacinação no Brasil, que foi contra a varíola. Desde então, acumulamos vitórias no controle e erradicação de várias epidemias e doenças imunopreveníveis de grande impacto pessoal, social e econômico.
Você Sabia?
Doenças como a poliomielite (paralisia infantil), difteria e tétano neonatal foram erradicadas no Brasil, ou seja, sumiram desde que foram desenvolvidas vacinas contra elas.
Coronavírus
Identificado em dezembro de 2019, o vírus Sars-CoV-2 (ou novo coronavírus) se alastrou pelo mundo todo, causando a doença COVID-19 em seres humanos, em alguns casos sequelas, levando à morte de milhões de pessoas por suas complicações.
Por que uma vacina é a melhor alternativa contra a COVID-19?
A vacina é capaz de interromper a circulação do vírus de forma controlada e sustentada. Com uma boa parte das pessoas vacinadas, é possível interromper a cadeia de transmissão e reduzir o número de pessoas infectadas.
Vacinas que estão sendo usadas no Brasil
Algumas vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já estão sendo utilizadas no Brasil. Dentre elas:
- CoronaVac® – desenvolvida pelo laboratório SinoVac em parceria com o Instituto Butantã – que ainda atua com registro provisório para uso emergencial.
- Covishield® – vacina da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz – que já recebeu o registro definitivo.
Data da atualização 25/03/2021
É importante ressaltar que a vacinação está acontecendo de forma gradual, por faixa etária, respeitando o que é recomendado pelo Plano Nacional de Imunização. Mesmo após a vacinação, é necessário manter os protocolos de combate ao novo coronavírus, como uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.
#VemVacina
Fontes:
https://www.medicina.ufmg.br/producao-de-vacina-pode-ser-melhor-chance-contra-o-coronavirus/
https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/linha-do-tempo-vacinacao-no-brasil
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1738-conheca-a-historia-das-vacinas
http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/ltempo.html
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683