29 de setembro: dia mundial do coração

dia-mundial-do-coracao

Quando o ritmo da mente acelera o do coração

O seu coração é a chave para a sua saúde. A cada batida, ele fornece alimento e oxigênio para todas as células do seu corpo. E, muito provavelmente, você já se acostumou a ouvir os clássicos “mandamentos” do coração saudável, como não fumar, beber com moderação, fugir do sobrepeso, praticar exercícios regularmente, controlar o colesterol e a pressão arterial, se alimentar bem…, mas será que não está faltando nada?

Saúde mental VS Saúde cardíaca

Durante muito tempo, acreditou-se que a conexão entre saúde mental e saúde cardíaca era apenas comportamental, como, por exemplo, quando alguém que está se sentindo deprimido busca “alívio” nos maus hábitos. Mas essa relação de causa e efeito, infelizmente, não para por aí.

A saúde do seu cérebro e a do seu amigo do peito estão mais ligadas do que você imagina: estudos recentes mostraram que essa conexão se faz também no campo fisiológico, e problemas de saúde emocional, como estresse, ansiedade e depressão, podem contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares.

💣 Estresse

Sob fortes cargas de estresse, nosso corpo libera hormônios, como adrenalina e cortisol, que aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Nos casos crônicos, isso pode causar problemas como doenças coronarianas e hipertensão.

😢 Ansiedade e depressão

Além de, muito comumente, desencadear os maus hábitos mencionados há pouco, essas condições costumam causar inflamação no corpo, que é um dos fatores de risco para doenças cardíacas.

👤 Isolamento social

Estudos também indicam que a falta de conexões sociais e a solidão podem aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames.

Em meio às batidas, não se esqueça dos pensamentos

Saúde mental nem sempre se resume a se sentir feliz ou triste. Sofrer com transtornos emocionais envolve mudanças bioquímicas que predispõem as pessoas a terem outros problemas de saúde, incluindo os cardíacos.

Por isso, numa eventual busca por diagnósticos dessa natureza, sempre deixe claro para o seu médico a sua condição emocional no momento. Nesse contexto, a conexão entre cabeça e coração é muito importante para a assertividade do diagnóstico.

Fontes

  1. Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)
  2. Como Sua Saúde Mental Afeta o Coração (American Heart Association)
  3. Saúde Mental e Saúde Cardíaca (American Heart Association)

Related posts

Setembro Amarelo 2025

Você Conhece a Doença Periodontal?

27 de setembro: dia nacional do idoso

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ler Mais