A campanha global de higienização das mãos acontece anualmente em maio e tem início no dia 05/05, data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Higiene das Mãos. O intuito da campanha é mostrar para a população que um ato simples como a limpeza das mãos, quando feita de forma adequada e com a frequência correta, pode prevenir inúmeras doenças e salvar vidas.
Para tanto, é muito importante reforçar que a higienização adequada das mãos vai além da simples lavagem com água: além da utilização de sabão, o processo deve durar entre 30 e 40 segundos, em média. Menos do que isso, de acordo com a OMS, não é suficiente para eliminar os germes.
Aqui listamos um passo a passo da higienização correta das mãos:
- retire anéis e relógios
- coloque sabão nas mãos já úmidas
- esfregue as palmas uma na outra
- entrelace os dedos para lavar o espaço entre eles
- esfregue as unhas nas palmas das mãos
- esfregue a parte de trás das mãos
- esfregue os pulsos
- enxague para retirar todo o sabão
- enxugue em uma toalha limpa ou de papel
Apesar de ser um hábito básico, higienizar as mãos é uma ação importante e deve ser feita com frequência: após usar o banheiro, antes de se alimentar, quando chegar em casa, após usar transporte público, entre outros.
Vírus e bactérias estão presentes em toda a parte, principalmente nas mãos, e são responsáveis pela transmissão de diversas doenças, como resfriados, herpes, conjuntivite, e até mesmo diarreia, causada pela falta de higiene ao tocar os alimentos.
A higiene das mãos com preparação alcoólica (álcool gel) é também uma forma eficaz de redução da propagação de patógenos, prevenindo, assim, infecções como a COVID-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade desempenham um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos e salvando vidas.
Faça a sua parte!
Compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares. Afinal, se manter informado também faz parte do processo de prevenção e cuidado com a saúde.
Fontes:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária: segurança do paciente – higienização das mãos
Conselho Federal de Enfermagem
Conteúdo produzido pela equipe de Gestão de Saúde da MDS Brasil
Responsável Técnico: Claudio Albuquerque, Diretor Médico da MDS Brasil – CRM 188683